PAUL CRAIG ROBERTS*
Leitores nos EUA e no mundo inteiro querem saber o que fazer do anúncio de que a China conduzirá compras e vendas de petróleo em moeda chinesa com suporte de ouro.
Isso é um ataque da Rússia e da China ao dólar? O dólar enfraquecerá e entrará em colapso ao ser descartado como a moeda em que o petróleo é negociado? Estas e outras questões estão na mente dos leitores.
Abaixo está a minha opinião:
O valor do dólar dos EUA depende se bancos centrais, empresas e indivíduos se contentam em manter seus ativos ou riqueza em dólares. Se estiverem, não importa qual moeda é usada para transacionar o petróleo. Se não estiverem, não importa se todo o petróleo é negociado em dólares. Por quê?
Porque se eles não quiserem manter dólares, irão despejar os dólares assim que a transação for concluída e mudar para outras moedas ou ouro. O que a China está fazendo é criar uma moeda que possa ser mais atrativa de manter.
É possível que a moeda chinesa apoiada no ouro seja um movimento contra o poder dos EUA, mas eu vejo isso de forma diferente. Eu vejo isso como uma proteção contra o poder dos EUA. A China e a Rússia estão se desvinculando do sistema do dólar, porque Washington, em seu abuso do papel da moeda mundial, usa o mecanismo de pagamentos em dólares para impor sanções a outros países e ameaçá-los com a exclusão do sistema internacional de compensação de pagamentos.
Em outras palavras, Washington, em vez de operar um sistema justo, usa seu papel de moeda mundial para dominar outros países. Rússia e China são muito fortes para serem dominados, e, portanto, estão balizando o sistema do dólar. Se outros países seguirem, o dólar deixará de ser um instrumento de controle dos EUA sobre o resto do mundo.
Para colocar isso em palavras diferentes, Bretton Woods deu a Washington a responsabilidade pelo sistema financeiro mundial. Washington abusou do poder que lhe foi confiado, usando o sistema do dólar para desestabilizar outros países, como a Venezuela atualmente. O abuso de Washington do papel da moeda mundial para avançar os interesses financeiros e empresariais americanos e o poder de Washington sobre as políticas domésticas e estrangeiras de outros países colocaram forças em movimento que eliminarão o papel do dólar como moeda de reserva mundial.
A arrogância e presunção de Washington estão destruindo o poder americano.
* Economista e jornalista, foi subsecretário do Tesouro do governo Reagan e editor do Wall Street Journal