O ministro da Educação, Abraham Weintraub, ironizou o depoimento de um médico equatoriano que perdeu a sogra, sua paciente, na pandemia do coronavírus.
“Mais uma morte suspeita…”, escreveu Weintraub num tweet na manhã da quinta-feira (23), reproduzindo a imagem de um título da Folha de S. Paulo com o título “’Minha sogra foi minha paciente. Ela morreu, e eu não pude fazer nada’, conta médico”.
Trata-se do relato do médico Stenio Cevallos, chefe da UTI de um hospital em Guayaquil, no Equador:
“Atendi o caso zero no país, no fim de fevereiro. Desde então, têm sido dias muito duros. Perdi 7 kg. Minha vida mudou, como profissional e como pessoa. Sou intensivista há 30 anos, já fui chefe de várias UTIs ao mesmo tempo, eu levava isso bem. Mas agora estou deprimido.
Nossa UTI está lotada, todos os 19 leitos ocupados por pacientes graves com Covid-19. A taxa de mortalidade do paciente intubado e com ventilação artificial é de mais de 80%. Significa que de dez, só sobrevivem dois. Imagine você perder todo dia três ou quatro pacientes com os pulmões totalmente brancos, sem conseguir respirar.
Minha sogra foi minha paciente. Minha segunda mãe. Ela faleceu. Saiu uma vez só, para ir ao supermercado. E nunca tossiu, tinha febre, mal-estar, achamos que fosse dengue. Ficou grave, foi intubada e em cinco dias morreu. Sou o chefe da UTI e não pude fazer nada. Isso foi muito forte para mim”.
O tweet de Weintraub:
Nas repercussões ao seu tweet, Weintraub colheu o que plantou. Vários comentários o trataram, no mínimo, como “sem noção”.
A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) replicou: “Cala a boca, sem noção! Toma vergonha na cara e respeita um pouco as pessoas!”.
“Fazendo piadinha neste momento, sujeito sem noção?!?!”, disse o internauta Paulo Faraco. Já o tuiteiro identificado como Pensante disparou: “Você não merece a posição que ocupa. Lamentável”. Para Luide, “a única coisa que me conforta é olhar no longo prazo e saber que você será engolido pela história, de resto, pode tuitar as bobagens que quiser”.
“Ele sempre será lembrado, o pior ministro da educação na história do Brasil”, reforçou Thales. “Mano vc só pode estar comendo BOSTA”, diz Paiva.
Sidnei está entre os poucos que saíram em defesa do ministro da Educação, mas sem apoiar diretamente o tweet do ministro. Saiu por uma ironia à la Weintraub da contaminação do coronavírus: “Meu vizinho foi esfaqueado, atropelado e baleado. Suspeita é de COVID-19”.