Os deputados do Congresso Nacional do Povo (NPC) reelegeram por unanimidade Xi Jinping para o cargo de Presidente da China para um terceiro mandato de cinco anos. Xi Jinping se tornou o primeiro presidente chinês a ser eleito para um terceiro mandato.
Esta notícia na rádio “Komsomolskaya Pravda” foi comentada pelo presidente do Partido Comunista da Federação Russa, Gennady Zyuganov, em entrevista a Alexander Gamov, observador político da imprensa da Organização da Juventude Comunista da Rússia, o Komsomol.
Alexander Gamov – Um grande amigo da Rússia e seu grande amigo, camarada Xi Jinping, foi eleito Presidente da República Popular da China pela terceira vez (pela primeira vez na história recente da China). E Vladimir Vladimirovich Putin foi o primeiro a parabenizá-lo. Como você comentaria este evento?
Gennady Zyuganov – Acredito que este é um evento histórico não só para a China, mas para todo o planeta.
Gostaria de parabenizar o camarada Xi Jinping por sua eleição unânime, absolutamente merecida.
AG – Você o conhece há muito tempo…
GZ – Eu o conheci de perto há muitos anos, quando ele ainda era prefeito de Xangai. Eu vi um homem que pensa por décadas, séculos, que pesquisou profundamente a história de seu país e continuou as melhores tradições estabelecidas por Deng Xiaoping e muitos outros líderes chineses.
Quando a exposição mundial foi realizada em Xangai, ele fundou a zona de Pudong lá, na qual trabalhavam quase 700 empresas globais. Eu, falando com eles então, disse: “Por que vocês não têm medo das bandeiras chinesas vermelhas ou dos cartões do partido dos camaradas chineses?”
Eles sorriram e disseram: “Não temos medo. Aqui está o investimento de capital mais lucrativo, excelente, alta disciplina, boa atitude, pessoas trabalhadoras, economia absolutamente administrável. Além disso, quase não há impostos, especialmente quando você traz a tecnologia mais recente.”
Foi quando Xi Jinping mostrou a todos como modernizar o país – de forma rápida e vigorosa.
AG – Ele está, de fato, há 10 anos no poder…
GZ – Em geral, se tomarmos o século passado, houve duas experiências únicas de modernização. A experiência soviética, quando a taxa média era de cerca de 14%, e a chinesa – ao longo de 30 anos, o crescimento das taxas de produção ultrapassou 10% … O atual líder da China é um grande contribuinte para o sucesso da China.
AG – Você esteve na China e como parte das delegações estatais da Rússia …
GZ – Sim, voei com o presidente para a Expo Mundial de Xangai e para as negociações em Pequim. Foram viagens e visitas úteis e frutíferas. E nosso partido há muito concluiu um acordo com o Partido Comunista Chinês.
Assim, quando Xi Jinping chegou ao poder, ele fez a seguinte proposta: também assinaremos um memorando sobre estreita cooperação e informação mútuas. E tal documento foi assinado.
E quando estávamos comemorando o 100º aniversário da Grande Revolução de Outubro, até publicamos um livro conjunto “O Vento de Outubro” em russo e chinês.
Minha obra “Globalização e o Destino da Humanidade” foi traduzida para o chinês e apresentada em uma exposição dedicada ao aniversário do Partido Comunista da China.
O líder da República Popular da China propôs hoje uma opção política que não é apenas um milagre chinês, mas uma experiência mundial, a modernização mundial.
E acredito que o programa delineado pelo Partido Comunista Chinês no 20º Congresso merece a atenção e o apoio de todos.
E hoje, quando o globalismo mundial está se contorcendo em crise, nossa estreita parceria e cooperação desempenharão um papel excepcionalmente benéfico. Xi Jinping prepara-se (e já existe acordo) para visitar o nosso país na segunda quinzena de março. Congratulamo-nos com isso e contribuiremos de todas as formas possíveis para a implementação bem-sucedida desta visita.
AG – Camarada secretário-geral, sei que seu neto já aprendeu chinês. Você vai aprender chinês ou já está aprendendo?
GZ – Eu estudo história e cultura chinesa. Quero que meus netos conheçam todas as línguas do mundo e promovam as melhores tradições soviéticas.
Alexander Gamov – Muito obrigado, camarada presidente.