Dado revelador é fato de que algo em torno de 50% dos eleitores são “nem nem”, nem Lula, nem Bolsonaro. Os outros 50% votam divididos no petista e no extremista de direita. No segundo turno, além de Lula, os outros prováveis candidatos – Ciro, Moro e Huck – também chegam numa posição de empate técnico com Bolsonaro, o que indica sua crescente fragilidade eleitoral, fruto da condução desastrosa da pandemia e da economia.
A pesquisa foi realizada pela XP/Ipespe, entre 4 e 7 de maio, e divulgada nesta terça-feira (11). Na pergunta expontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ambos oscilaram 1 ponto para cima — Bolsonaro agora tem 25% e Lula, 21%.
Na estimulada, ambos permanecem empatados, com 29% cada — Lula manteve o mesmo percentual de abril, e Bolsonaro oscilou 1 ponto para mais. Eles são seguidos por Ciro Gomes (9%) e Sérgio Moro (8%).
Grosso modo, embora a pesquisa não explicite os números, percebe-se ainda que algo em torno de 50% dos brasileiros não querem nem Lula, nem Bolsonaro.
O empate técnico entre Lula e Bolsonaro também persiste no segundo turno. O petista mantém seus 42% e Bolsonaro oscila de 38% para 40%, dentro da margem de erro.
Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro permanece em empate técnico com Ciro (39% a 38%), Moro (32% a 30%) e Luciano Huck (38% a 34%). Ele venceria Guilherme Boulos e João Doria por 40% a 31%. Em todos esses cenários, Bolsonaro teve oscilação positiva, dentro da margem de erro, na intenção de voto nele.
Eventual segundo turno entre Lula e Moro também registra empate técnico, com 40% para o petista e 37% para o ex-juiz.
AMPLA MAIORIA DESAPROVA BOLSONARO NA CONDUÇÃO DA PANDEMIA E DA ECONOMIA
Os entrevistados, 1 mil no total, são das cinco regiões do Brasil. A apuração trouxe informações, além da eleitoral, política nacional, conjuntura e coronavírus. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra, para mais ou para menos.
Na política nacional, a pesquisa aferiu os percentuais de governadores e prefeitos. A do Congresso Nacional também. Buscou os números sobre a percepção de notícias sobre o governo de Bolsonaro, sobre corrupção, economia, auxílio emergencial, ambas as rodadas, em 2020 e 2021, e sobre vacinação, cujos percentuais oscilam entre 72% e 80%, que “com certeza irão vacinar”.
No quesito “atuação de Bolsonaro para enfrenar o coronavírus”, 58% dos brasileiros avaliam a gestão ruim e péssima; 22% acham ótima e boa; e 17% avaliam como regular. Números altos para a exposição da tragédia na saúde e sanitário, com mais de 420 mil mortes, em números subnotificados.
Sobre a economia, 65% entendem que é preciso dar outros rumos para os fundamentos econômicos, com mais investimentos do governo para o Brasil voltar a crescer; 25% entendem que têm de manter o quadro atual, com reformas, e mais participação das empresas privadas para o país voltar a crescer; 10% não sabem ou não responderam.
CPI DA COVID-19 TEM AMPLO APOIO DA POPULAÇÃO
A CPI da Covid-19, no Senado, tem amplíssimo conhecimento da população — 70% tomaram ciência da investigação, contra 28% que não tomaram. Quanto a instalação da CPI, 67% aprovam, contra 17% que desaprovam; 16% não sabem ou não responderam. Se a CPI vai atingir os objetivos para os quais foi designada, as opiniões estão divididas — 46% entendem que “sim” e 45% que “não”; 8% não sabem ou não responderam.
Ainda sobre a CPI, um dado chama a atenção — 52% dos brasileiros discordam que a investigação tem como principal objetivo atacar o governo federal; 38% entendem que sim; e 10% não sabem ou não responderam.
CORRUPÇÃO
Neste quesito, os setores médios da sociedade, as camadas médias urbanas, a chamada “classe média”, se sobressaem. O perfil ideal do presidente da República em 2022 para pouco mais de 1/3 ou 33% dos eleitores é “ser honesto”.
Ser “competente” e “preocupado com os mais pobres”, são quesitos relevantes para apenas 18%. Os brasileiros não estão mais preocupados com renovação na política ou “representar o novo”, pois apenas 3% querem um presidente com essa característica.
Os dados completos da pesquisa você os encontra aqui. https://static.poder360.com.br/2021/05/pesquisa-xp-ipespe-4-7-maio-governo-presidente-2022.pdf