Bolsonarista teve que ir à polícia para depor. Justiça do DF concedeu a Ana Rosa Schuster Silveira medida protetiva pela Lei Maria da Penha
Eis que mais um deputado federal bolsonarista é flagrado em grave crime. Em denúncia registrada na Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), em Brasília, no último domingo (18), Ana Rosa Schuster Silveira, mulher do parlamentar Zé Trovão (PL-SC), o denunciou por violência doméstica.
Segundo o portal Metrópoles, fontes que tiveram acesso ao depoimento de Ana Rosa informaram que ela contou ter sido vítima de agressões, como tapas, e que teria sido “enforcada” por Zé Trovão.
Ela relatou que Zé Trovão “é muito agressivo e costuma falar com o tom de voz elevado com todas as pessoas com quem convive” e que o “relacionamento sempre foi abusivo, permeado por violência psicológica e ofensas constantes”. À polícia, a vítima contou que a relação é marcada por idas e vindas e que, sempre que discutem, “ele termina o relacionamento e diz para ela ‘ficar quieta’”.
Segundo o depoimento, revelado também pelo jornal Correio Braziliense, Ana Rosa já teria sido ameaçada, “dentro de casa, com uma faca de cozinha”, em 9 de setembro, e, há cerca de uma semana, eles terminaram em meio a uma briga e “acabaram discutindo e trocaram ofensas”. “Que MARCOS (Antonio Pereira Gomes, nome do deputado) empurrou a declarante, que tentou se defender, e os dois acabaram entrando em vias de fato.”
“Em determinado momento, Marcos apertou forte o pescoço da declarante, como se quisesse enforcá-la, e disse: ‘Vou acabar com você!’. Que a declarante resolveu acionar a Polícia e, enquanto isso, Marcos ligou na portaria, pedindo que a Depol (Departamento de Polícia Legislativa) subisse para retirá-la do apartamento. Que, pouco tempo depois, como ninguém apareceu, Marcos ligou novamente para a portaria, solicitando que a Depol comparecesse e expulsou a declarante de casa. Que Marcos ligou para um irmão da declarante e disse que queria ela fora do apartamento imediatamente. Que, então, a declarante pegou uma bolsa contendo apenas um biquíni e uma toalha, momento em que Marcos a conduziu até o térreo”, relatou ela.
Ana Rosa disse que Zé Trovão chegou ao apartamento em que eles moram, por volta das 4h da madrugada. Às 11h, eles teriam iniciado discussão e o deputado teria passado a agredi-la psicologicamente, afirmando que queria terminar o relacionamento.
A mulher então teria se exaltado e dito que, até então, ele seria “um lixo”.
LEI MARIA DA PENHA CONTRA O BOLSONARISTA
Antes de liberá-la, Zé Trovão teria lhe informado que ela não seria mais “empecilho” na vida dele. Ana Rosa Schuster utilizou o telefone para solicitar assistência.
De acordo com o relato dela às autoridades, o parlamentar teria a acompanhado até o térreo, expulsando-a do prédio antes da chegada da polícia.
O deputado também compareceu à polícia para dar versão dele dos fatos.
Ana Rosa Schuster Silveira foi encaminhada ao IML (Instituto Médico Legal) para exames de lesão corporal e a ocorrência foi enquadrada na Lei Maria da Penha.
MEDIDA PROTETIVA
A Justiça do DF concedeu à mulher do deputado medida protetiva contra o parlamentar, por meio da Lei Maria da Penha, sob a acusação de agressão física e psicológica.
A Justiça determinou que Zé Trovão está proibido de se aproximar da mulher e precisa manter um limite de 300m de distância dela. Além disso, ele está vedado de tentar qualquer contato telefônico ou por meio das redes sociais com Ana Rosa. Também foi autorizado, caso necessário, reforço policial.
Zé Trovão, eleito por Santa Catarina, foi alvo de investigação e posteriormente detido devido a discursos ameaçadores dirigidos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Obrigado a usar tornozeleira, ele teve as redes sociais suspensas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
QUEM É ZÉ TROVÃO
Após se notabilizar no País como um dos chefes dos movimentos que paralisaram o Brasil em 2018, Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, hoje com 35 anos, foi eleito deputado federal 4 anos depois, em 2022, com 71 mil votos.
Ele é natural de São Paulo, mas reside em Joinville (SC).
FOTO COM COCAÍNA DAS REDES
Bolsonarista confirmou ser ele a pessoa que aparece com cocaína e maconha em uma mesa. A imagem foi vazada, em dezembro de 2022, por perfil anônimo nas redes sociais e com a seguinte legenda: “Cuidado com os raios.”
Segundo o deputado, a foto teria sido feita em 2017 ou 2018, e faz parte de fase de vida a qual tenta esquecer.
SEM REDES SOCIAIS
Por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, o deputado não pode criar perfis em plataformas digitais.
Para driblar a determinação imposta pelo STF, Zé Trovão “terceirizou” a divulgação das campanhas nas redes sociais por meio de perfis criados por apoiadores no Facebook, Instagram e X.
M. V.