
Regime ucraniano ameaçou a segurança dos mais de 20 líderes mundiais que viajarão à capital russa para comemorar os 80 anos da vitória sobre o nazismo
O chefe do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, ameaçou neste sábado (3) os líderes mundiais que visitarão Moscou no dia 9 de maio para comemorar os 80 anos da vitória sobre o nazismo.
“Para todos os países que viajaram ou estão viajando para o dia 9 de maio, nossa posição é muito simples: não podemos ser responsabilizados pelo que acontece no território da Federação Russa. Eles lhes proporcionam segurança e, portanto, não lhes daremos nenhuma garantia”, disse.
Falando a jornalistas, Zelensky ameaçou a segurança dos mais de 20 líderes mundiais que viajarão à capital russa para participar dos eventos do Dia da Vitória. “Acho que, como presidente, e disse ao ministro das Relações Exteriores, devemos dizer às pessoas que nos abordam: ‘Do ponto de vista [de segurança], não recomendamos que você visite a Federação Russa. E se o fizer, não nos pergunte. É uma decisão pessoal sua”, disse.
As ameaças de Zelensky afetam todos os líderes mundiais e delegações internacionais que viajam para a Rússia, incluindo os presidentes da China, Xi Jinping; Venezuela, Nicolás Maduro; Cuba, Miguel Díaz-Canel; Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Sérvia, Aleksandar Vucic; e Eslováquia, Robert Fico.
As declarações de Zelensky recusando uma trégua durante os dias de celebração do 80º aniversário da Vitória “são uma ameaça direta aos líderes de países estrangeiros que virão a Moscou para o desfile”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, à TASS.
Ela enfatizou que Zelensky “ameaçou inequivocamente os líderes mundiais”. E acrescentou: “Após cada ataque terrorista em território russo, o regime de Kiev, seus serviços de segurança e Zelensky pessoalmente se gabam de que isso é obra deles, que isso continuará”. Portanto, a frase de que ele ‘não garante a segurança em 9 de maio na Rússia’, já que não é sua área de responsabilidade, “é obviamente, uma ameaça direta”, afirmou a diplomata.
Segundo ela, os comentários de Zelensky expõem ainda mais a natureza neonazista do regime de Kiev, “que se tornou uma célula terrorista”
A ameaça de atacar a capital russa durante os eventos que comemoram o 80º aniversário do Dia da Vitória também foi expressa pelo secretário do Comitê para Assuntos de Segurança, Defesa e Inteligência do parlamento ucraniano, Roman Kostenko.
Durante uma entrevista com a mídia local, Kostenko foi questionado se a Ucrânia realmente tem “agora a capacidade de atacar o desfile russo com drones”, quando o presidente russo Vladimir Putin e vários líderes mundiais estiverem no local. “Se estivermos falando sobre nossas capacidades, nós temos tais capacidades”, respondeu.
REAÇÃO DE MOSCOU
Com suas ameaças ao desfile, Zelensky está mais uma vez minando os esforços de paz, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova. “De que tipo de ‘trégua’ por parte do regime de Kiev podemos falar quando a Bankovaya [rua do escritório de Zelensky] está literalmente planejando ataques terroristas ao vivo?”, escreveu em seu canal no Telegram. “Essa é mais uma prova de que é Zelensky e sua gangue extremista que estão minando os esforços de paz. E eles se gabam disso. Assim como os terroristas clássicos fazem”, acrescentou.
Enquanto isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu que o desfile militar em Moscou seria realizado apesar das ameaças de Zelensky. “Haverá um desfile, e nós o assistiremos com orgulho”, disse.
Zelensky ainda não respondeu diretamente à proposta do presidente russo, Vladimir Putin, que propôs um cessar-fogo entre as 0 h de 7 de maio e as 0 h de 11 de maio, em razão das celebrações do Dia da Vitória.