![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Montagem-Zema-e-silveira-agencia-brasil.jpg)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é “entreguista e subserviente” por apoiar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e se silenciar sobre a sobretaxa de 25% ao aço e alumínio importados do Brasil.
Romeu Zema parabenizou publicamente Donald Trump por ter sido eleito presidente dos EUA, desejando que “sua liderança traga ordem, liberdade e conduza a América a novos caminhos de prosperidade”. Zema até usou a hashtag de campanha de Trump, que diz “Tornar a América Grande Novamente”.
Na segunda-feira (10), Trump anunciou uma taxação de 25% sobre todo o aço e alumínio importados no país. Minas Gerais, Estado com a segunda maior metalurgia do país, será diretamente afetada.
“Entreguista e subserviente ao poderio internacional, Romeu Zema teve como resposta ao seu tuíte lambe-botas o anúncio da sobretaxa em 25% do aço mineiro. Infelizmente, isso é o que acontece quando quem não entende o que é fazer política de verdade cai de paraquedas no poder”, escreveu Alexandre Silveira em suas redes sociais.
Segundo ele, “a decisão do Donald Trump prejudica nosso estado de maneira fatal. A notícia é trágica e séria, ainda mais diante da inércia do governador em diversificar a economia do nosso estado, abandonando o agronegócio, a geração de energia e outras potencialidades de Minas Gerais”.
O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os Estados Unidos, podendo perder até US$ 5 bilhões (R$ 29 bilhões) com a sobretaxação imposta por Trump. 48% da exportação brasileira dos produtos tem como destino os EUA.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, falou em suas redes que “os quatro estados que serão mais atingidos pela taxação dos EUA ao aço e alumínio brasileiros são: Minas, São Paulo, Rio e Santa Catarina”.
“Todos eles com governadores bolsonaristas e fãs de Donald Trump. E até agora não deram um pio sobre o prejuízo para a economia e a população nem tiraram o bonezinho da MAGA [Tornar a América Grande Novamente]”, completou.