O Secretário Estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, foi reeleito como presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). A eleição ocorreu em uma assembleia virtual reunindo os gestores dos 26 estados e o Distrito Federal.
Carlos Lula é advogado e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Ele é também consultor legislativo de carreira e professor universitário.
O maranhense foi reeleito por unanimidade para essa gestão (2021/2022). A reeleição acontece em um momento crítico para o Sistema Único da Saúde (SUS) em razão da emergência de saúde pública provocada pelo novo coronavírus e suas variantes.
“Ninguém esperava ter a caminhada que tivemos. O turbilhão de desafios que atravessamos, nos aproximou. O Conass toma parte de nossas vidas, de nosso dia a dia, de nosso trabalho. O Conass é feito por todos os secretários, todas as secretárias e a ajuda de vocês, de forma incansável, é o que permite a gente a caminhar”, agradeceu Carlos Lula.
Na mesma ocasião, ocorreu a eleição para os cargos de vice-presidente nas cinco regiões do país, confira abaixo:
André Longo (Sergipe): vice-presidente da Região Nordeste; Juan Mendes da Silva (Amapá): vice-presidente da Região Norte; Ismael Alexandrinho Júnior (Goiás): vice-presidente da Região Centro-Oeste; Nésio Fernandes (Espírito Santo): vice-presidente da Região Sudeste; Beto Preto (Paraná): vice-presidente da Região Sul.
Também foram eleitos os titulares e suplentes do Conselho Fiscal e representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).