A Fundação Nacional do Índio (Funai) esclareceu que o presidente do órgão federal, Marcelo Augusto Xavier da Silva esteve em terras indígenas pelo menos 10 vezes desde que assumiu o cargo, em julho de 2019.
Em nota enviada à Hora do Povo, a entidade questiona matéria veiculada em 27 de junho, que com base em levantamento do jornal ‘Estado de S. Paulo’, aponta que Marcelo Xavier não realizou nenhuma visita às terras indígenas, com base no Portal da Transparência.
Nota à imprensa:
A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) vem a público informar que não procedem as informações divulgadas pela Coluna do Estado nesta segunda-feira (27), sob o título “Presidente da Funai não visitou terras indígenas nenhuma vez em três anos”.
Além disso, os diretores e coordenadores da fundação também realizam viagens com frequência a áreas indígenas, as quais tem sido divulgadas constantemente nos canais de comunicação da Funai Ressaltamos que todas as viagens seguem os normativos vigentes na Administração Publica Federal.
Cabe assinalar ainda, que a Presidência da Funai tem ampliado o dialogo com os indígenas, tendo recebid, nos últimos 3 anos, centenas de lideranças de diversas etnias, entre elas, Guajajara. Sanuma. Pataxo Kayapo. Xipaya, Arara, Xikrim, Krab Canela Enawne-Nawe. Terena, Xavante. Xerente, Kukuro, Kadiweu Haliti-Paresi Cinta Larga, Paiter Surui, Kaingang. Macuxi, Kamayura, Mebengokre. Kalapalo, Bakairi, Baniwa. Fulni-ò, Kalabi. Kambiwa, Tukano: Umutina Xucuru-Carin Munduruku, Yawalapiti, Ofaye. Nambikwara, Manoki Guarani, Rikbaktsa Kayabi Panara e Bard
Dado que a manchete “Presidente da Funai não visitou terras indígenas nenhuma vez em três anos e as informações da matéria não correspondem a realidade foi solicitado ao veiculo de imprensa a imediata alteração do texto, bem como retratação, em respeito ao dever de veracidade e ética, tão caros ao bom jornalismo.
Em uma rápida busca na pagina oficial da Funai na internet a Coluna do Estadão poderia ter acessado as matérias listadas acima confirmando que o presidente Marcelo Xavier esteve, sim. Em inúmeras áreas indígenas desde que assumiu o cargo. Muito surpreende que esta busca não tenha sido feita antes da publicação do texto.
Assessoria de Comunicação/Funai
A Funai também enviou links de matérias de órgãos oficiais que tratam das visitas de Marcelo Xavier a territórios indígenas:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10