
A deputada federal e candidata Perpétua Almeida (PCdoB-AC) fez um chamamento aos profissionais da saúde para se mobilizarem contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso da Enfermagem. “É urgente a mobilização de toda a enfermagem do Brasil”, disse a deputada, que criticou o orçamento secreto, “que tirou bilhões da saúde”.
“Não tem cabimento a decisão do Ministro Barroso de suspender por 60 dias a lei do piso salarial da enfermagem. Ministro, deixe a enfermagem em paz! Suspenda a roubalheira que é o Orçamento secreto, que tira bilhões da Saúde”, escreveu em seu Twitter.
A decisão do ministro Luís Roberto Barroso atendeu a uma ação da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços), que representa setores da medicina privada, em especial planos de saúde.
Diante da suspensão, entidades que representam enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem já se mobilizam para saírem às ruas de todo o país em protesto e pela manutenção do piso. Além disso, o Fórum Nacional de Enfermagem está convocando uma mobilização nacional, na próxima sexta-feira (9), para sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal e “devolver a paz e garantir um piso salarial digno aos nossos essenciais trabalhadores da Enfermagem”, afirmam as entidades.