As pesquisas do Ipec, antigo Instituto Ibope, divulgadas na última terça-feira (6) mostram as parciais de estados importantes para o país nas disputas eleitorais.
Em São Paulo, a pesquisa do Ipec mostra que Fernando Haddad (PT) lidera a disputa pelo cargo de governador de São Paulo. O petista aumentou 4% em relação à última pesquisa e aparece em primeiro lugar com 36% das intenções de voto. Ele é seguido pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 21% e Rodrigo Garcia (PSDB), com 14%.
Em seguida, os demais candidatos somam 1%: Vinicius Poit (Novo), Antonio Jorge (DC), Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB) e Edson Dorta (PCO). Brancos e nulos somam 10% e não souberam somam 12%.
2º TURNO
O Ipec testou também cenários de 2º turno. Em uma disputa entre Haddad e Tarcísio, o candidato do PT venceria com 11 pontos de vantagem. Eis os números:
- Fernando Haddad (PT): 43%;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 32%;
- branco/nulo/nenhum: 15%;
- não souberam responder: 10%.
Se o adversário de Haddad fosse Rodrigo Garcia, o petista teria os mesmos 11 pontos de distância. Eis os números:
- Fernando Haddad (PT): 42%;
- Rodrigo Garcia (PSDB): 31%;
- branco/nulo/nenhum: 17%;
- não souberam responder: 11%.
Já em eventual confronto entre Tarcísio e Garcia, há empate na margem de erro. São 22% os que pretendem votar em branco ou anular se esse cenário se concretizar, e 16% não souberam responder. Eis os números:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 32%;
- Rodrigo Garcia (PSDB): 31%;
- branco/nulo/nenhum: 22%;
- não souberam responder: 16%.
O instituto entrevistou 1.504 pessoas entre 3 e 5 de setembro em 66 cidades de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa tem índice de confiança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP- 04493/2022.
RIO DE JANEIRO
Já no Rio de Janeiro, a nova rodada da pesquisa Ipec para o governo do Rio de Janeiro, mostra que Cláudio Castro (PL), atual governador e candidato à reeleição, cresceu 11 pontos percentuais e lidera a corrida eleitoral com 37% das intenções de voto. Marcelo Freixo (PSB) tem 22% e Rodrigo Neves (PDT), 7%.
Depois aparecem Rodrigo Neves (PDT) com 7% e Cyro Garcia (PSTU) com 4%. Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo) têm 2%. Eduardo Serra (PCB) tem 1%. O candidato Luiz Eugênio (PCO) não pontuou. Declararam voto branco ou nulo 13% dos entrevistados e 10% afirmaram estar indecisos.
O ex-governador Wilson Witzel sofreu impeachment no ano passado e, segundo o Tribunal de Justiça, ele está inelegível. O TRE-RJ ainda vai analisar o caso.
MINAS GERAIS
Em Minas, a pesquisa Ipec sobre as intenções de voto para o governo mostra Romeu Zema (Novo), atual governador, liderando, com 47%, seguido por Alexandre Kalil (PSD), com 31%.
Depois aparece Carlos Viana (PL), com 2%. Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) empatam com 1%. Os candidatos Indira Xavier (Unidade Popular), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) não pontuaram.
Brancos e nulos correspondem a 8%. A parcela dos que não souberam foi de 8%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 1.504 pessoas em entrevistas presenciais entre 3 e 5 de setembro, e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa junto ao TSE é MG‐02838/2022.
PERNAMBUCO
Em Pernambuco, a pesquisa Ipec sobre as intenções de voto para o governo aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente, com 38%. A seguir, há um empate técnico no segundo lugar: Raquel Lyra (PSDB) tem 13%; Anderson Ferreira (PL), 12%; Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral (PSB) têm 8%.
Pastor Wellington (PTB) aparece com 2%. Empatam com 1% Cláudia Ribeiro (PSTU), Jadilson Bombeiro (PMB) e João Arnaldo (PSOL). Não pontuaram Ubiracy Olímpio (PCO) e Jones Manoel (PCB).
Os que dizem que votarão em branco ou nulo somam 8%. Os indecisos são 8%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 1.200 pessoas em entrevistas presenciais entre os dias 3 e 5 de setembro.
DISTRITO FEDERAL
No Distrito Federal, a pesquisa Ipec sobre as intenções de voto para o governo mostra Ibaneis Rocha (MDB), atual governador, à frente, com 46%. A seguir, aparecem empatados Paulo Octávio (PSD) e Leila do Vôlei (PDT), com 9%.
Depois, está Leandro Grass (PV), com 8%; Izalci (PSDB), com 5%. Renan Arruda (PCO), Keka Bagno (PSOL) e Coronel Moreno (PTB) empatam com 1%. Os demais pontuaram menos de 1%. Não sabe ou não respondeu somam 9% e branco/nulo, 11%.
A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 3 e 5 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08466/2022.