Esse é o quarto grupo de investigados sob julgamento que pode levar a 800 o número de réus pelos atos atrozes de 8 de janeiro. Já votaram, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Rosa Weber
O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou, no sistema virtual de votos, na quarta-feira (10), placar de 3 votos a 0 para tornar réus mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Nesta semana, a Corte julga o quarto grupo de investigados, totalizando 800, das 1,3 mil denúncias apresentadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de bolsonaristas que cometeram crimes, em 8 de janeiro, como, por exemplo, a tentativa de golpe de Estado.
Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, também votaram pelo recebimento das denúncias os ministros Dias Toffoli e Rosa Weber.
JULGAMENTO
O julgamento virtual foi iniciado à meia-noite, da última terça-feira (9), e vai ser finalizado na próxima segunda-feira (15). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em sistema eletrônico e não há deliberação presencial.
Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder à ação penal e se tornam réus no processo, podendo ser condenados ou absolvidos ao final da tramitação judicial do caso.
CRIMES IMPUTADOS
Os acusados, prestes a tornarem-se réus, respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e incitação ao crime.
Até o momento, a Corte Suprema tornou réus outros 550 investigados.