“Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, disse. “Agora eles virão com segurança”, completou o presidente
O presidente Lula comemorou na manhã deste domingo (12) a saída do grupo de 32 brasileiros que estavam retidos em Gaza. “Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, postou Lula na rede social X.
O grupo de brasileiros estava retido há mais de um mês em Gaza. O governo israelense elaborou seis listas sem a presença de nenhum brasileiro. O governo Lula fez um esforço diplomático enorme para tirar o grupo da região. Finalmente o grupo cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, neste domingo (12).
Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz. https://t.co/g1QEkvdZKP
— Lula (@LulaOficial) November 12, 2023
O avião da Presidência da República aguarda o grupo para iniciar a repatriação dos brasileiros. Este já é o décimo voo desde o início da agressão de Israel a Gaza. Com a volta do grupo que estava em Gaza, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos.
Após cruzar a fronteira, os brasileiros e seus parentes embarcaram em um ônibus fretado pelo Governo Federal. A rota para o Brasil pode envolver uma escala em Cairo, para reabastecimento, ou um trajeto direto de ônibus à capital egípcia, onde dormiriam antes de seguir viagem de avião na segunda-feira. Com partida do Aeroporto do Cairo, estima-se que a viagem terá duração entre 12 e 14 horas.