“Que se ouça claramente, que se ouça longe: o México não é colônia de ninguém, não é protetorado de ninguém, o México é um país livre, independente e soberano”, enfatizou a presidente Claudia
“O México não é colônia de ninguém”, alertou a presidente Claudia Sheinbaum, em referência às declarações de Trump ameaçando países vizinhos, como na passagem em que diz que “o Golfo do México passará a se chamar Golfo da América”.
A presidente mexicana também respondeu às ameaças de deportações em massa de migrantes dos Estados Unidos, anunciadas por Trump. “vamos, sempre, defender os mexicanos que vivem nos Estados Unidos”.
Foram as declarações de Claudia desde a cidade de Puebla, quando reiterou seu compromisso de defender os mais de 30 milhões de mexicanos que vivem nos EUA desde governos anteriores, e que, como observou, contribuem todos os dias para que a economia daquele país avance.
Ela lembrou que em 2024, os migrantes mexicanos nos Estados Unidos enviaram 65 bilhões de dólares para suas famílias no México, o que representa 20% de sua renda, enquanto 80% permaneceram nos Estados Unidos, ou seja, pagam impostos e impulsionam as economias de ambas as nações.
“Neste novo período que começa com o presidente Trump: primeiro, vamos defender os mexicanos lá. E se decidirem retornar ao México ou vierem para o México – nós vamos fazer tudo para que isso aconteça -, eles serão recebidos aqui de braços abertos”, afirmou, destacando que o México desenvolveu um programa abrangente para sua defesa legal nos Estados Unidos e para garantir que, em caso de deportação em massa, os migrantes sejam recebidos com apoio social e promovendo o acesso ao emprego e o retorno às suas comunidades.
No discurso de posse, o agora presidente dos EUA disse que assinaria, ainda nesta segunda-feira, uma ordem executiva para declarar emergência nacional na fronteira dos EUA com o México. Também ameaçou expulsar “todos que entrarem de forma ilegal”, além das já pronunciadas bravatas, a exemplo de mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América.
“O MÉXICO É UM PAÍS LIVRE, INDEPENDENTE E SOBERANO”
“Quando o presidente López Obrador esteve no poder [2018–2024], ele chegou a um bom entendimento com o presidente Trump, e é por isso que eu acho que chegaremos a um bom entendimento, o diálogo ajuda”, disse a presidente durante o discurso em Puebla.
“Mas, em todo caso, que se ouça claramente, que se ouça longe: o México não é colônia de ninguém, não é protetorado de ninguém, o México é um país livre, independente e soberano”, enfatizou.
Em sua firme defesa dos mexicanos e do país, Sheinbaum lembrou o quão trabalhador é o povo mexicano, que não apenas impulsiona a economia nacional, mas também tem ajudado a economia dos Estados Unidos.
“Nos próximos dias entrarei em contato com a equipe do presidente dos EUA. Já houve comunicação informal, mas entraremos em comunicação formal. Sabemos que haverá acordos sobre diversas questões”, assinalou.