Mika Almog, atriz, roteirista e colunista do jornal israelense Haaretz, neta de Shimon Peres, que presidiu o país no período em que o premiê Itzhaq Rabin conduziu os acordos de paz com Yasser Arafat, chama os israelenses a votarem, sem medo, pelo fim da desastrosa, corrupta e belicosa carreira do atual primeiro-ministro Bibi Netanyahu. “Em 9 de abril [data das eleições], nós vamos removê-lo do poder”, conclama.
O pronunciamento que segue, da atriz e jornalista, Mika Almog, em tradução de Marcelo Jugend, nos dá a ideia do clima de tensão imposto pelo governo direitista de Netanyahu e a disposição de enfrentá-lo pelos mais decididos democratas do país.
N.B.
“Senhor Netanyahu, eu não tenho medo de você. Nós não temos medo de você. Nós estamos fartos e cansados de você. Nós nos recusamos a continuar vivendo sob um regime cuja ocupação é tentar conseguir que nos odiemos uns aos outros sem razão alguma. Recusamos continuar vivendo sob um regime que está sujando nossa democracia, liderado por um pretendente a tirano que ataca seus cidadãos, justamente aquelas pessoas que são responsáveis por manter o poder sob fiscalização.
Então, eis o que vamos fazer:
Em 9 de abril, nós vamos removê-lo do poder.
E isso é o que você vai fazer até lá: você vai agredir tudo o que se puser à sua frente. Nós conhecemos você. Você não se deterá diante de nada e fará qualquer coisa, para poder continuar no poder.
Então…ponha tudo aí. Ponha aí seu racismo, seu ódio suas táticas baseadas no medo. Jogue-nos uns contra os outros. Minta. Trapaceie. Incite. Nós sabemos como é.
Quando nós perguntamos a você por que não há sala de emergência em Kiryat Shmona [cidade ao norte de Israel, mais próxima à fronteira com o Líbano], diga-nos que nós o aborrecemos.
Quando perguntamos a você por que há foguetes atingindo Israel, diga-nos “nós respondemos com força”…de novo.
Diga isso às mães e pais em Gaza sitiada.
A quem você pensa que está enganando?
Ponha tudo aí!
Use o tempo que te resta para fazer o que você faz de melhor: aproveite-se de todo palco possível, use aquelas famosas habilidades retóricas para, uma vez mais, nos dizer que por um lado nunca estivemos melhor, e, por outro, vamos todos morrer…e você é o único que pode nos salvar.
Já ouvimos tudo isso antes. Nós não temos intenção de morrer; e não é você que vai nos salvar.
Você teve dez anos! Você fracassou. Você destruiu. Você não nos levou um centímetro mais perto de uma solução real.
E nós nem falamos sobre Kahana [Meir Kahana, judeu norte-americano nazifascista cujos seguidores apoiam Netanyahu nestas eleições]. Nem sequer mencionamos os indiciamentos. Nem mesmo trouxemos à baila os submarinos [o mais grave dos casos de corrupção quando Netanyahu se beneficiou da verba da defesa em negócios escusos com os alemães].
Nós somos mais fortes do que você pensa. Somos mais inteligentes do que você jamais nos reconheceu.
E, por Deus, já tivemos o suficiente!
Então venha, Bibi. Venha!
Diga-nos que é uma caça às bruxas. Diga-nos que você está sendo perseguido sem misericórdia.
Venha.
Dê-nos tudo o que você tem.
Nós estamos prontos.”
O vídeo com as palavras de Mika Almog, primeiro em hebraico e depois em inglês, está no link:
https://www.youtube.com/watch?v=MiEYdmihH3M