Os estivadores reelegeram no início deste mês (10), Rodnei Oliveira da Silva, o Nei, para presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva). A chapa 1, comandada por Nei recebeu 1.342 dos votos da categoria, enquanto o outro candidato, da chapa 2, Adde Luiz dos Santos Andrade, o Pitica, teve 870. Votos bancos 22 e nulos 19. Mais de 5 mil trabalhadores, da ativa e aposentados, estavam aptos a participar da eleição.
Segundo Rodnei, “nossa prioridade é manter a luta e a resistência”, disse ao afirmar que uma das metas de seu mandato é garantir trabalho e direitos aos estivadores avulsos, que trabalham via Orgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).
Ente outras demanda a serem alcançada pela categoria é a ampliação de acordos diretos do sindicato com terminais privados e públicos e liberação de novos cadastros (senhas novas do sindicato) para trabalho em todo o Porto de Santos. Além da busca pela manutenção do plano de saúde e do atendimento dentário aos associados e dependentes em Santos e Vicente de Carvalho.