Alckmin inaugura escritório da Embraer em Nova Délhi

Marcelo Damasceno (comandante da Aeronáutica), José Múcio (ministro da Defesa), Kenneth Haczynski (embaixador do Brasil na Índia), o vice-presidente Geraldo Alckmin, Bosco da Costa Junior (presidente da Embraer) e Shri Naidu (ministro da Aviação Civil da Índia). Foto: Virendra Singh/ Secom PR

Vice-presidente e ministro da Defesa participam do evento que sela a entrada do Brasil no mercado da Índia

A Embraer e o Grupo Mahindra assinaram o acordo de cooperação estratégica para o desenvolvimento do projeto do cargueiro militar C-390 Millennium para o programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA) da Força Aérea Indiana (IAF). O acordo amplia o memorando de entendimento assinado em 2024, prevendo comercialização conjunta, industrialização e desenvolvimento da Índia como um centro de fabricação e suporte do C-390.

O acordo foi firmado simultaneamente à inauguração oficial do novo escritório da Embraer em Nova Delhi, na sexta-feira (17), com a presença do vice-presidente da República do Brasil, Geraldo Alckmin, que lidera missão oficial à Índia.

Além de Alckmin, o evento reuniu o ministro da Defesa, José Múcio; o ministro da Aviação Civil da Índia, Shri Kinjarapu Rammohan Naidu; o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno; o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Haczynski da Nobrega, e outras altas autoridades militares.

Em funcionamento desde maio deste ano, o escritório da Embraer, no Aerocity, em Nova Delhi, tem como objetivo gerar novos negócios para a empresa no mercado Asiatico de defesa e mobilidade aérea urbana.   

“A inauguração do escritório da Embraer em Nova Délhi é um marco da presença brasileira na Índia e um símbolo da confiança mútua que une nossas duas grandes democracias”, disse o vice-Presidente da República, que também é titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.   

O acordo tem como base o Memorando de Entendimento assinado em fevereiro de 2024 entre os países, na Embaixada do Brasil no país. O presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Júnior, afirma que “o acordo é um marco significativo em nosso relacionamento com o Grupo Mahindra. A indústria aeroespacial da Índia é dinâmica, de alto nível e buscamos entregar uma solução conjunta de transporte militar mais avançada e confiável para a Força Aérea Indiana”. 

” Esta parceria é mais do que um acordo aeroespacial” , segue Costa Júnior. “Ela reflete nosso compromisso com o ‘Atmanirbhar Bharat [passo em direção à visão de autossuficiência indiana]’ e a crescente amizade entre o Brasil e a Índia”, afirmou.    

 O cargueiro militar tático KC-390 é um projeto desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). No Brasil a aeronave é usada desde 2019, mesmo ano em que sua designação foi alterada para C-390 Millennium.    

O Cargueiro pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de voar mais rápido (470 nós) e por distâncias maiores. Além disso, ele dispõe de equipamento de reabastecimento aéreo e opera em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.   

Vinod Sahay, que é membro do Conselho Executivo do Grupo Mahindra, afirma que “o C-390 Millennium é incomparável em capacidade, eficiência e versatilidade”. “Ao aprofundar nossa colaboração com a Embraer, garantiremos que o C-390 Millenium apresentado para a campanha MTA da IAF, não apenas contribua para a segurança e as aspirações da Índia, mas também apoie a filosofia ‘Make in India’ e aumente ainda mais a nossa autossuficiência”, ressaltou.    

Por sua vez, o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, disse que “a cooperação entre os países é promissora e complementar”.

“A abertura deste escritório representa um passo concreto na construção de pontes industriais e tecnológicas, reflete a confiança mútua e o compromisso da Embraer de investir no país, ampliar a equipe local e contribuir com desenvolvimento conjunto em defesa da aviação comercial, executiva e de serviços”. 

O presidente Lula comemorou, neste sábado (18), a abertura do escritório da Embraer na Índia, em vídeo publicado em suas redes sociais: “A Índia tem um mercado extraordinário, a gente pode ter uma aliança fantástica com a Índia, política, espacial, econômica. (…) Vamos fazer uma aliança estratégica com a Índia”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *