Um final de semana de grandes conquistas no esporte. Os medalhistas olímpicos Rayssa Leal no Skate, Alison dos Santos no Atletismo e Isaquias Queiroz na Canoagem conquistaram títulos em suas respectivas modalidades.
A fadinha se consagrou campeã mundial de skate street, em Roma, na Itália. A brasileira, que ano passado foi vice campeã, passeou nas suas duas primeiras voltas e deu uma virada espetacular nas manobras para subir no lugar mais alto do pódio. Momiji Nishiya ficou na segunda posição, seguida pela também japonesa Miyu Ito.
Para conquistar o título mundial, Rayssa Leal precisou desbancar sete japonesas. Coco Yoshizawa, que foi ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, ficou na quarta colocação. Liz Akama, prata na França, ficou em quinto. Foi a primeira prova ganha de Rayssa na Europa.
PIU
Já no atletismo, o brasileiro Alison dos Santos sagrou-se bicampeão da Diamond League. Piu conquistou o título dos 400m com barreiras em Bruxelas, na Bélgica, com um tempo de 47s93. Ele também levou a melhor na principal liga de atletismo do mundo na edição de 2022.
“Terminar a temporada com o ‘diamante’, levando o troféu para casa é mágico e me dá uma sensação muito boa. Encerro o ano feliz, contente, leve, saudável, com a cabeça boa. Tudo o que eu busquei nessa temporada, que foi me divertir, eu consegui. Agora é aproveitar e relaxar, curtir as férias”, disse Piu, ao site do COB.
“Agora é literalmente descansar. Tirar a cabeça do atletismo, do esporte, e pensar como uma pessoa normal, que está de férias. Quero curtir um pouco, viajar, ver minha família, passar tempo com eles, em casa. Estou ansioso para isso”, completou.
Abderrahman Samba, do Catar (48s20), e Rasmus Magi (48s23), da Estônia, ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente. O americano Rai Benjamin, que foi medalhista de ouro em Paris, e o norueguês Karsten Warholm, recordista mundial, ficaram fora da prova.
ISAQUIAS
Na canoagem, Isaquias Queiroz segue imbatível no cenário nacional e conquistou o seu quarto título da edição de 2024 do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade. Na final do C2 500m masculino, em parceria com Gabriel Assunção, ambos atletas do Flamengo, foram os campeões. Essa é a quarta vez que detentor de cinco medalhas olímpicas sobe ao topo do pódio, já que ganhou o ouro também no C1 1.000m, C2 1.000m e no C1 500m.
Além do título de Isaquias Queiroz e Gabriel Assunção, o sábado teve mais sete finais: C4 500m, C2 500m, K4 500m e K2 500m, no feminino, e C4 500m, K4 500m masculino e K2 500m, no masculino. Isaquias Queiroz e Gabriel Assunção largaram e, no início, ficaram brigando pela segunda e terceira posições. Andrique Souza e Diego Araújo partiram melhor e assumiram a dianteira. Porém, com 50 segundos de prova, os atletas do Flamengo aceleraram o ritmo das remadas e assumiram a liderança.
Mesmo com fortes rajadas de vento, Isaquias Queiroz e Gabriel Assunção seguiram firmes e ampliaram a vantagem na primeira, fechando o trajeto em 1min45a61. Dalvan Oliveira e Milton Oliveira terminaram com a medalha de prata, já que finalizaram o percurso em 1min49s36. E, para concluir o pódio, Sávio Vieira e Filipe Vieira, com tempo de 1min50s15. Andrique Souza e Diego Araújo, que largaram bem, não sustentaram o ritmo e ficaram em quarto com 1min50s71.