
Falha em um roteador gerou disfunção nas diversas redes espanholas
Os moradores de Barcelona, Madri, Sevilha e diversas outras regiões da Espanha sofreram, na terça-feira (20), um apagão total dos serviços de Internet e queda parcial do serviço de contato de emergência.
As redes da Movistar, Orange, Vodafone, Digimobil e O2 caíram ao longo da manhã.
O apagão da internet ocorreu por conta de uma falha em um roteador durante um serviço de atualização da rede da Movistar.
Junto com a internet, caiu em quatro regiões do país o contato de emergência (112), e as operadoras tiveram que substituí-lo por canais alternativos, o que prejudicou a população. Esse contato é utilizado para qualquer emergência, como para chamar ajuda policial, ambulância ou bombeiros.
Os usuários ficaram sem internet entre as 3h da manhã e meio-dia. Há relatos de regiões que continuaram sem conseguir acessar a rede até 14h, mas a Movistar classificou isso de “casos pontuais”.
O caso ocorreu menos de um mês depois da “falha generalizada” no sistema elétrico que ocasionou um apagão que afetou 15 países europeus, principalmente na Espanha e em Portugal.
Ainda não se sabe exatamente o que causou o apagão do fim de abril, mas o governo espanhol identificou que a falha começou na subestação de Granada, seguida por Badajoz e Sevilha.