
Um vídeo do jornalista Mark Stone, correspondente do SkyNews, documentou na segunda-feira a Guarda-costeira da Marinha da Grécia tentando virar um barco de refugiados sírios, contra os quais disparou vários tiros. Como se não bastasse, é possível ver os gregos buscando estourar o barco inflável lotado de imigrantes com golpes de arpão.
Para o deputado Rubem Wagensberg, do Parlamento da Catalunha, as imagens divulgadas demonstram que a abertura dos portos europeus aos refugiados é um compromisso de todos os defensores dos direitos humanos. Ao reproduzir o vídeo, o parlamentar – integrante do movimento Volem Acollir (Queremos Acolher) – disse estar “sem palavras”. “Guarda-costeira grega tentando naufragar e disparando tiros contra uma embarcação de refugiados. A Europa mata e o faz com vontade”, condenou.
“Eles querem matar, eliminar, fazer desaparecer as pessoas migrantes. Tudo isso acontece na Europa. Direitos humanos, onde?”, acrescentou a brasileira Maria Dantas, deputada do Congresso espanhol.
Nesta semana a própria Guarda-costeira grega reconheceu que uma criança morreu em um naufrágio de uma embarcação com cerca de 50 imigrantes que se dirigiam à ilha de Lesbos, onde um dos centros de recepção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) foi incendiado por fascistas.
Números oficiais apontam que mais de mil migrantes chegaram às costas do mar Egeu desde o último domingo. Diante disso, o primeiro-ministro da Grécia, Kiriakos Mitsotakis, informou que seu país não aceitará pedidos de asilo durante um mês, ordenando que seus soldados façam de tudo para barrar a entrada de refugiados.
Em meio a denúncias de organizações de direitos humanos de que a decisão grega agride a Convenção de Genebra, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou a política de Mitsotakis. “Agradeço a Grécia por converter-se em escudo europeu nestes momentos”, concluiu.
Assista vídeo do jornalista Mark Stone, correspondente do SkyNews, que registrou as agressões da guarda Costeira da Grécia contra os imigrantes