Brasil receberá 3 milhões de doses da vacina da Janssen com prazo de validade até 27 de junho

vacina janssen brasil eua
Imunizante que deverá ser enviado dos EUA tem prazo de validade até 27 de junho - Foto: Reprodução

Queiroga, no entanto, não informou quando chegarão essas doses da vacina que ainda dependem da liberação da agência reguladora dos EUA

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira (8) que as doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen, que foram antecipadas pela multinacional para chegarem ainda este mês no Brasil, chegarão perto do vencimento do prazo de validade. Cerca de 3 milhões de imunizantes, que estão prestes a desembarcar no país, têm prazo de validade até 27 de junho.

Segundo o governo federal, as vacinas devem ser distribuídas apenas às capitais, o que facilitaria a aplicação, já que essas regiões têm melhor infraestrutura.

“É um prazo mais curto, e isso foi pactuado com Conass e Conasems. Entendemos que temos que fazer uma estratégia para aplicar essas 3 milhões de doses em um prazo muito rápido para não correr o risco de vencer vacinas”, disse Queiroga, ao final do depoimento dado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Queiroga, no entanto, não informou quando chegarão essas doses da vacina da Janssen, que, segundo ele, ainda dependem de uma liberação da agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA).

Recentemente o governo de Joe Biden anunciou que os EUA iriam colaborar com a vacinação de outros países. O país reservou mais doses que necessário para imunizar o total da população e agora, resolveu permitir a venda de vacinas que estão próximas do vencimento. “Ainda estamos dependendo do FDA, quando ele der o posicionamento, aí a vacina pode vir. Se tardar o posicionamento do FDA, essas 3 milhões de doses podem não ser mais úteis para nós, por causa da exiguidade de prazo”, afirmou o ministro.

O Ministério diz pretende distribuir e aplicar as doses nas capitais em um período de cinco dias. A operação está sendo desenhada pela pasta, que aposta na capacidade de vacinação diária do Sistema Único de Saúde, apto a imunizar até 2,4 milhões de pessoas por dia, no entanto, o ministro admitiu as doses podem não servir caso haja demora na liberação pelo FDA.

Diante do curto prazo de validade, o Ministério consultou estados e municípios antes de aceitar as doses da Janssen e obteve sinal verde para aceitar a entrega. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo Lula, é possível realizar a vacinação em tempo hábil, caso as doses cheguem na próxima semana, o que daria um prazo de até 14 dias até o vencimento.

“Pelo ritmo de vacinação dá tempo de aplicar. Eles (o Ministério da Saúde) consultaram a gente sobre isso, sobre o prazo. Estimativa de 10 a 14 dias, que estamos planejando, aí da tempo de aplicar “, afirmou Carlos Lula.

Na semana passada, a pasta anunciou a antecipação de 3 milhões de doses da Janssen. O país tem um total de 38 milhões de doses contratadas junto à farmacêutica, que é um braço da Jonhson & Johnson. A vacina já tem registro de uso emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é aplicada com apenas uma dose. Dessa forma, a remessa adiantada ao Brasil seria suficiente para imunizar três milhões de pessoas.

Pesquisas sobre o imunizante de dose única apontam que a eficácia global (casos leves e moderados) é de 66%. Já a taxa de proteção contra casos graves é de 85%.

A tecnologia aplicada nessa vacina é a de vetor viral não replicante, aquela em que é adotado um adenovírus humano modificado para não se replicar mais. Tal adenovírus (nesse caso, o Ad26) é editado para carregar a proteína spike do coronavírus Sars-CoV-2. A partir do contato com a proteína spike nas células, o sistema imunológico do organismo começa a identificar e combater o agente infeccioso. Em relação ao armazenamento, a fórmula pode ser mantida em congeladores comuns, sob a temperatura de 2 °C e 8 °C.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *