
O Brasil passou por mais uma barreira em busca do hexa ao vencer a seleção do México nesta quarta-feira, 2, na partida das oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia. Com dois gols, um de Neymar e o outro de Firmino, a seleção Canarinho garantiu a classificação e agora enfrentará a Bélgica nas quartas de final.
O jogo começou como os mexicanos partindo para cima do time brasileiro. O time de Osorio deu bastante trabalho a Fagner e Filipe Luís com os atacantes Vela e Chucky Lozano. Entretanto, o esquadrão defensivo brasileiro se manteve sólido em campo e o goleiro Alisson quase não viu perigo ao gol. Com a defesa firme, os atacantes da seleção foram dar trabalho para os defensores mexicanos. Logo aos quatro minutos, Neymar arriscou de longe e deu o cartão de visita ao goleiro Ochoa, que pulou no canto para fazer boa defesa. Aos vinte minutos, Neymar chega novamente em grande jogada para obrigar o goleiro mexicano voar e com a mão esquerda evitar o gol. Gabriel Jesus também perturbou o México, chegando ao ataque aos 32 minutos.
Na segunda etapa, o time verde e amarelo se impôs mais em campo. Logo aos dois minutos, Coutinho fez ótima jogada individual e mandou uma bomba e Ochoa novamente evitou o gol brasileiro. Minutos depois, Neymar pegou a bola fora da área, fez bela jogada dando um lindo toque de calcanhar para Willian. O meia foi ao fundo e cruzou para o próprio Neymar entrar de carrinho e abrir o placar para o desespero dos torcedores mexicanos, que durante toda etapa inicial gritavam olé, quando a bola estava em posse de sua seleção.
Em vantagem, o Brasil passou a trocar passes de forma mais tranquila e seguiu bem no ataque. Aos 13, Paulinho recebeu de Fagner e bateu de primeira, parando novamente no goleiro mexicano. Mas foi aos 42 minutos, quando o meia Fernandinho arrancou pelo centro do campo e passou para Neymar, que o camisa 10 invadiu a área e finalizou. Ochoa desviou para o pé de Roberto Firmino que apareceu na pequena área, para marcar o gol e passar a régua na partida.
Novamente caçado em campo pelos adversários, Neymar superou as várias faltas sofridas e criou as condições para furar a defesa mexicana. O craque foi eleito o melhor jogador em campo na partida e também chegou à marca de 57 gols com a camisa da seleção brasileira. Com isso, passou a ser o quarto maior artilheiro da seleção, atrás apenas de Pelé, Ronaldo e Zico. “Não quero que seja a Copa do Neymar, quero que seja a Copa do Brasil. O coletivo vem à frente do individual. Vim de meses sofridos por conta da lesão. Eu batalhei bastante para chegar aqui, uma demonstração de superação, de força de vontade, desejo de representar meu país, de ajudar meus companheiros”, disse o craque Neymar após o jogo.
Diferente das outras partidas, o atacante Willian também fez um grande jogo. Mais leve em campo, o ponta da seleção brasileira se movimentou com velocidade, explosão, habilidade, puxando contra-ataques para furar a defesa adversária. Willian parecia mais um foguete dentro de campo. “Feliz com a minha atuação, mas muito mais com a nossa vitória e atuação de toda a equipe, declarou Willian.
O volante Casemiro levou cartão amarelo e está suspenso da próxima partida. Ele era um dos três pendurados da equipe: Philippe Coutinho e Neymar chegaram para o jogo com um cartão no Mundial. Ao contrário da maioria dos torneios, em que um jogador só tem de cumprir suspensão automática ao levar três cartões amarelos, na Copa do Mundo o jogador tem de ficar de fora do próximo confronto de sua equipe ao ser advertido com cartão por duas vezes. A somatória só é zerada nas semifinais.
O Brasil enfrenta a Bélgica na próxima sexta-feira, às 15h, no horário de Brasília. A classificação dos belgas veio de virada, no fim da partida, por 3 a 2. O Japão chegou a abrir vantagem de 2 x 0 no início do segundo tempo, mas acabou não conseguindo manter o placar e cedeu 3 gols aos belgas, com o último gol aos 48 min do segundo tempo.
Veja abaixo os melhores momentos do jogo