
A Petrobrás aprovou o nome de Bruno Moretti como novo presidente do Conselho de Administração da estatal. Atual conselheiro da companhia, Moretti assume no lugar de Pietro Mendes – que renunciou ao cargo de presidente e membro do conselho para assumir diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com fato relevante divulgado pela estatal, na quinta-feira (21), o mandato do novo presidente do conselho vai até a próxima assembleia da companhia, que acontece em 2026.
Bruno Moretti, além de conselheiro e membro do Comitê de Investimentos da Petrobrás, é secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil. Formado em economia pela Universidade Federal Fluminense, é também mestre em Economia da Indústria e doutor em Sociologia. Moretti tem vasta experiência em cargos públicos, tendo começado sua carreira como analista de Planejamento e Orçamento no Ministério do Planejamento e na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos.
Em 2013 e 2014, foi assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento. Entre 2014 e 2015, foi também diretor e secretário-executivo substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. De 2017 a 2022, foi assessor técnico de economia, infraestrutura, política fiscal e orçamento público no Senado Federal.
Como papel na estatal, o presidente do conselho é responsável por presidir as reuniões, supervisionar a diretoria e o desempenho da presidência da Petrobrás, cujo cargo atualmente é ocupado por Magda Chambriard.