
“Com esses 20 milhões de doses, nós vamos a um total de 83 milhões de doses da vacina do Butantan sendo entregues para o Ministério da Saúde”, comemorou João Doria
Desembarcou na manhã desta terça-feira (13), no aeroporto de Internacional de Guarulhos, o voo com uma remessa de 12 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) que serão utilizados pelo Instituto Butantan, na produção de 20 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, a CoronaVac.
De acordo com o governo do estado de São Paulo, esta é a maior remessa de insumos já recebida pelo Butantan até agora.
A chegada foi acompanhada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo Doria, o insumo irá direto para a produção e envase no Instituto Butantan. As vacinas serão distribuídas para todos os estados brasileiros.
“A partir da chegada do IFA e entrega ao Butantan, a produção das vacinas em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde. As vacinas produzidas no Butantan são entregues ao Brasil em prazo de 15 a 20 dias a partir do início da produção”, afirmou o governo de São Paulo.
“Com esses 20 milhões de doses, nós vamos a um total de 83 milhões de doses da vacina do Butantan sendo entregues para o Ministério da Saúde”, disse o governador João Doria, em entrevista coletiva no aeroporto de Guarulhos. A previsão é de que o estado entregue 100 milhões de doses ao Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, até agosto, um mês antes do previsto.

O Instituto Butantan já entregou mais de 53 milhões de doses da CoronaVac ao Brasil. O total corresponde a 43,4% de todas as doses aplicadas no País até o momento.
A última remessa de IFA foi recebida pelo Butantan em 26 de junho, com 6 mil litros de insumos para a produção de 10 milhões de doses. O lote de vacinas deve ser entregue ao Brasil nos próximos dias.
Um lote de 1 milhão de doses prontas também chegou no dia 29 de junho.
Em maio, o Instituto Butantan cumpriu o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde, com a entrega de 46 milhões de doses.
A partir de dezembro, o Butantan passará a produzir o IFA em uma nova fábrica de São Paulo. A construção na unidade está prevista para setembro.
Antecipação da Vacina
No domingo, o governo de São Paulo antecipou pela quarta vez seu calendário de vacinação contra covid-19 e agora promete vacinar todos os adultos até o dia 20 de agosto.
Confira o novo calendário de vacinação no estado de São Paulo:
- 37 a 39 anos: de 8 a 14 de julho
- 35 e 36 anos: de 15 a 18 de julho
- 30 a 34 anos: de 19 de julho a 4 de agosto
- 25 a 29 anos: de 5 a 12 de agosto
- 18 a 24 anos: de 13 a 20 de agosto
Apesar do calendário, o governo explicou que os municípios têm autonomia para estabelecer os seus cronogramas. A capital do estado, por exemplo, tem fracionado o cronograma de vacinação.
A antecipação, segundo o governo paulista, é decorrente da compra de 30 milhões de doses da CoronaVac para uso no estado. Dessa quantidade, 2,7 milhões chegaram da China na última quarta-feira (7).