Ministro Mauro Vieira reforçará posição brasileira contra o terrorismo praticado por Israel sobre os palestinos
O chanceler Mauro Vieira, realiza, desde ontem (15), visitas a diversos países do Oriente Médio com o objetivo de reforçar a posição do governo brasileiro pelo imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde Israel, através do governo nazista de Benjamin Netanyahu, promove um verdadeiro genocídio que já levou à morte dezenas de milhares de palestinos, principalmente crianças e mulheres.
As visitas envolvem Amã, na Jordânia; Ramala, na Palestina; Beirute, no Líbano; e Riade, na Arábia Saudita, países nos quais o ministro das Relações Exteriores do Brasil se encontrará com seus homólogos.
Vieira reafirmará a posição do presidente Lula no sentido de que a comunidade internacional promova forte pressão nos mecanismos multilaterais, especialmente, a ONU, para forçar Israel a interromper, imediatamente, os ataques perpetrados contra os palestinos na Faixa de Gaza, retirando suas tropas daquele território.
O chanceler também abordará questões regionais consideradas relevantes para a diplomacia brasileira e de interesse mútuo com os países do Oriente Médio, em especial o conflito e a aguda crise humanitária que atingem Gaza e sua população, propugnando pelo imediato cessar-fogo e a retomada das negociações que resultem na paz duradoura na região e impeçam que as agressões do governo de Israel incentivem outras contendas.
Mauro Vieira reafirmará, ainda, compromisso brasileiro com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.
Segundo o Itamaraty, durante os encontros, o ministro passará em revista os principais pontos da agenda bilateral do Brasil com esses países, sobretudo em temas como cooperação técnica, comércio e investimentos.
A visita do chanceler brasileiro reveste-se de grande significado pelas relações histórias que o Brasil mantém com os países do Oriente Médio, marcadas, entre outros fatores, pela forte presença de comunidade de origem árabe no País, o que reforça a amizade tradicional e o diálogo construtivo mantido com as nações daquela região.
Leia na íntegra a nota do Itamaraty sobre a visita do ministro:
O Ministro Mauro Vieira realizará, a partir de 15 de março corrente, visitas a Amã, na Jordânia; a Ramala, na Palestina; a Beirute, no Líbano; e a Riade, na Arábia Saudita. Na oportunidade, manterá encontros com seus homólogos em cada um desses países.
As relações do Brasil com os países do Oriente Médio são marcadas, de forma muito positiva, pela presença, em nosso país, de expressiva comunidade de origem árabe, o que contribui para a fluidez e amizade que tradicionalmente caracterizam o diálogo do Brasil com aquela região.
Durante os encontros, o Ministro Mauro Vieira passará em revista os principais pontos da agenda bilateral do Brasil com os respectivos países, sobretudo em temas como cooperação técnica, comércio e investimentos.
Tratará, ademais, de questões regionais de relevância e interesse mútuo, em particular o conflito e a aguda crise humanitária que atingem a Faixa de Gaza e sua população, bem como as perspectivas para estabelecimento de um cessar-fogo e eventual retomada de negociações voltadas a alcançar paz duradoura para o Oriente Médio.
Reiterará, ainda, compromisso brasileiro com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.