
O Cidadania afastou, nesta sexta-feira (18), o deputado estadual, Fernando Cury, que assediou a deputada Isa Penna (PSOL) durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na quarta-feira (16).
Em comunicado, o Cidadania afirma que a Comissão Executiva Nacional decidiu a afastar o deputado “de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Alesp”.
O deputado afirma que não foi “informado oficialmente pelo partido” sobre o afastamento e que “não houve qualquer notificação de procedimento interno do Conselho de Ética”. “Tão logo seja formalmente comunicado, irei apresentar a versão dos fatos, exercendo assim meu direito de defesa”, afirmou Fernando Cury.
Para Isa Penna, a decisão do Cidadania é uma “obrigação moral e cívica”.
“O que é necessário para um deputado que comete assédio em pleno plenário é que ele encerre a carreira política e deixe de ser deputado”, disse a deputada ao portal UOL.
Isa defendeu que a mesma conduta seja tomada na Alesp. “Nós estamos falando de assédio em pleno plenário, em plena sessão, com todas as câmeras ligadas.”
Nas imagens é possível ver o deputado conversando com outro parlamentar. Em seguida, ele se direciona à deputada do PSOL, que está apoiada na mesa diretora da Alesp. Fernando Cury, logo volta a conversar com outro deputado, que tenta o segurar, mas ele se dirige novamente Isa Penna. O parlamentar para atrás da deputada e apalpa o seio dela. Imediatamente, Isa Penna tenta afasta-lo.