
As companhias aéreas Gol, Azul e Latam anunciaram ontem (16) a redução de voos domésticos e internacionais em consequência da baixa procura por passagens e o fechamento do espaço aéreo de vários países causados pela pandemia do coronavírus.
A Azul anunciou que vai cortar até 25% da oferta de assentos em março e até 50% em abril. Todos os voos internacionais da empresa foram suspensos, com exceção dos que saem do aeroporto de Viracopos.
Para conter gastos, a empresa anunciou um programa de licença não remunerada, que até o momento atinge 600 trabalhadores, e o adiamento do pagamento de bônus por resultados aos funcionários.
A Azul também pretende reduzir 25% no salário de membros do comitê executivo da empresa e suspensão de viagens a trabalho, entre outros cortes.
Até junho, a Azul deixará de operar nas cidades de Lages (SC), Pato Branco (PR), Toledo (PR), Ponta Grossa (PR), Guarapuava (PR), Araxá (MG), Valença (BA), Feira de Santana (BA), Paulo Afonso (BA) e Parnaíba (PI).
A intenção da empresa de ampliar a frota, anunciada em janeiro, com a compra de 75 jatos Embraer 195, também foi suspensa.
A Latam também reduziu seus voos em até 70%. A suspensão dos voos internacionais é de 90%.
A Gol anunciou a redução de até 60% nos voos domésticos até junho. Nos voos internacionais a redução será de até 95%.