
Espanhóis, italianos e portugueses assomaram a suas janelas e varandas para agradecer, com aplausos e assobios aos médicos, enfermeiras e profissionais da saúde em geral que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
O agradecimento coletivo que mobilizou multidões nestes países resultou de chamados para ações, neste sentido, pelas redes sociais e se realizou ao final deste sábado, dia 14.
A ideia deste tipo de ações conjuntas partiu dos milhões em quarentena na Itália.
Com canto, dança e instrumentos musicais, os italianos foram transformando as janelas e varandas, por todas as cidades do país, em canais de comunicação social, vencendo o isolamento forçado pela doença. Cada qual foi fazendo um esforço de elevar a moral do vizinho na resistência à doença que está fazendo com que cidadãos destes países, em especial Itália e Espanha, os mais assolados pelo COVID-19, tenham que restringir ao máximo suas saídas no esforço coletivo para conter a disseminação do vírus.
Em muitas das varandas foram colocadas bandeiras da Itália e faixas, como a posicionada em uma janela na cidade de San Giovani, afirmando “Andra Tutto Bene” (Tudo irá bem).
Nos vídeos abaixo os italianos de Turim cantam em coro a música Bela Ciao dos guerrilheiros itlalianos da histórica resistência ao fascismo ou brindam os vizinhos solando árias de óperas como é o caso do barítono que canta Nessun Dorma, da obra Turandot, de Giacomo Puccini, cuja última frase proclama “Al Alba Vinceró” (Ao alvorecer vencerei):