“A defesa das instituições democráticas é a pauta mais importante do Brasil. Isso está unindo os empresários de consciência. Sem democracia não tem mercado nem economia”, declarou a economista e ex-diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Elena Landau, na terça-feira (15), em um seminário sobre reforma do Estado, onde também participam os economistas Armínio Fraga, Pérsio Arida e André Lara Resende.
Para Elena Landau a participação de vários empresários e pessoas do mercado financeiro, que protestaram no último domingo (12), na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo o “Fora Bolsonaro”, não se deu apenas pela questão econômica, mas porque “há uma crise institucional muito grave” no país.
Landau é integrante do grupo ‘Derrubando Muros’, um movimento que tem 92 membros, entre eles, empresários, economistas, banqueiros, políticos e intelectuais, e tem como objetivo combater os ataques de Bolsonaro à democracia e buscar melhores alternativas para o país “diante desse descalabro que estamos vivendo”.
Questionada sobre o desempenho do ministro da Economia, Paulo Guedes, Elena Landau disse que sua avaliação é a mesma de “30 anos atrás, 2018 e hoje”. “Ele é uma pessoa completamente inábil e sem nenhuma noção da realidade. É um economista de palestra. Nada do que está acontecendo me surpreendeu”.