Deputada diz que quem perde é o governo
Jair Bolsonaro afastou, na quarta-feira (22), a deputada Bia Kicis (PSL-DF) da vice-liderança do governo no Congresso. O motivo não foi divulgado mas a deputada não entendeu nada. Achou que defendia proposta do chefe ao votar contra a renovação do Fundeb. Ela afirmou nesta quinta-feira (23) que quem perde é o governo.
Na verdade era isso mesmo. O governo não queria aprovar a proposta da relatora, Professora Dorinha (DEM), e fez de tudo para obstruir a votação. O erro do governo foi subestimar a força da proposta e o peso de Rodrigo Maia.
Ao sentir que seria fragorosamente derrotado, o Planalto deu uma meia volta na posição e passou a fingir que era a favor da proposta. Só esqueceram de avisar – ou convencer – os bolsonaristas do Congresso de que haviam mudado de posição de última hora.
Sete deputados bolsonaristas votaram contra o projeto na primeira votação e seis na segunda. A vice-líder Bia Kicis votou contra nas duas votações. Resultado, foi afastada da vice-liderança.
O presidente afirmou em seguida à votação: “Uma votação quase unânime, seis ou sete votaram contra e, se votaram contra, eles têm seus motivos. Só perguntar para eles por que votaram contra”.
Antes que perguntassem, no dia seguinte, ele demitiu a deputada da vice-liderança. Outros vice-líderes governistas, alguns investigados por defender o golpe e financiar o Gabinete do Ódio, já tinham sido afastados antes.