
Pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (7), mostra que a maioria dos entrevistados (53%) desaprova o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação ficou em 45,7%.
A insatisfação com o presidente cresce progressivamente desde dezembro, quando a taxa de desaprovação era de 49,38%. No mês passado, os que desaprovavam eram 51,4%.
O índice de “ruim/péssimo” chegou a 50,8%, o pior de todo o governo. Já 37,6% avaliam como ótimo/bom. A proporção de eleitores que avaliam a gestão como regular caiu de 15,6% para 11,3%.
As maiores taxas de rejeição foram registradas entre homens (58,6%) e evangélicos (77,5%). O que mais desagrada a população no governo, segundo a pesquisa, é “impostos e carga fiscal”, que 58% consideram péssimo, seguido por segurança pública (57%), que aparece empatado como quesito “péssimo” com “responsabilidade fiscal e controle de gastos” (57%) e “Justiça e combate à corrupção” (57%).
O instituto também destacou que “a preocupação com a economia e com o aumento da inflação atinge o maior patamar, se consolidando como o 3º principal problema para os brasileiros”. “O tema cresceu 6 pontos na preocupação dos brasileiros entre janeiro e fevereiro, crescendo de 29% para 35%”. A derrubada da isenção de imposto para compras no exterior de até 50 dólares, conhecida como “taxa das blusinhas”, segue como o maior erro o governo, para 64%.
A iniciativa de Fernando Haddad de monitorar o pix aparece em seguida, criticada por 56%. O quesito mais bem avaliado é “políticas sociais e redução da pobreza”, considerado ótimo por 35%, mas, mesmo assim, 51% consideram o desempenho do governo Lula nessa seara “péssimo”. Nenhum dos setores do governo foi avaliado positivamente de forma majoritária.
“A gratuidade dos medicamentos e itens do Farmácia Popular, a proposta de isenção de imposto de renda para pessoas com renda até R$ 5 mil, o acordo de livre comércio com a União Europeia e o Pé de Meia, medidas anunciadas recentemente, são os principais acertos do governo Lula, todos com aprovação entre 65% e 85% dos brasileiros”, destacou a AtlasIntel.
Sobre intenção de votos, de acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro marcaria 46% das intenções de voto, enquanto o presidente Lula teria 43%. Os dois, mais uma vez, teriam larga vantagem sobre os concorrentes — Ciro Gomes e Simone Tebet —, que não passariam dos 5%.
Nessa lista, estão, além de Lula, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador goiano Ronaldo Caiado (União), Romeu Zema (Novo), Gusttavo Lima e Pablo Marçal, além de Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (PSDB) e Marina Silva. Com esses concorrentes, conforme a conjuntura atual, o presidente Lula ficaria em primeiro (41,6%) com vantagem de quase dez pontos percentuais sobre o segundo, Tarcísio de Freitas (32,3%).
Gustavo Lima, Caiado e Zema ficariam logo atrás, empatados com 4,5%. Em outra simulação, que substitui o governador de São Paulo pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP), a vantagem do petista para o segundo colocado aumenta. Já nas simulações feitas com possibilidades de segundo turno, Lula se mantém entre 47% e 48% das intenções de voto contra a maioria dos candidatos, e enfrentaria dificuldades para vencer Tarcísio de Freitas (49%) e Jair Bolsonaro (49%), caso este último pudesse concorrer.
A pesquisa ouviu 5.710 respostas, com metodologia de recrutamento digital aleatório e margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos. Os dados foram colhidos entre os dias 24 e 27 de fevereiro.
LULa Faz um ótimo governo , o Emcontro do G-20 , no Rio de Janeiro foi um sucesso , agora ele precisa se reaproximar da Venezuela , de Nicolas Maduro , fechar bons negócios com a Rússia, com a China Atual , com o IRAN e se pronunciar na ONU contra a extrema Direita , contra a Ucrânia Imperialista e em defesa do governo legítimo de Bashar Al Assad que se exilou na Rússia. O idiota do Trump com suas medidas extrema e excêntricas tenta desorganizar a Economia Mundial , para reorganiza-)lá sobre hegemonia norte – americana , Trump quer prejudicar o Brasil. DAI A IMPORTANCIA DE LULA SE REAPROXIMAR DA VENEZUELA E ESTABELECER BONS ACORDOS COMERCIAS COM A CHINA ATUAL. NO DIA 1 DE MAIO DE 2025 LULA PRECISA REAJUSTAR O BOLSA FAMILIA E A FARMACIA POPULAR