O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), afirmou que vai extinguir a “taxa do lixo” cobrada pela Prefeitura e realizar mutirões para limpeza da cidade, que continua “com muita sujeira”. Seu governo terá como prioridade a saúde da população, falou.
“Desde o início da minha campanha eu vinha dizendo que discordava [da taxa do lixo]. Fortaleza continua uma cidade com muita sujeira. Nós iremos fazer um grande mutirão para acabar com os 1.200 pontos de lixo espalhados por toda a cidade, para isso será importante medidas a serem adotadas: primeiro um mutirão, segundo a extinção da taxa do lixo”, declarou o futuro prefeito da cidade.
Leitão derrotou o bolsonarista André Fernandes (PL) no segundo turno, com menos de um ponto percentual de diferença. O atual prefeito, Sarto (PDT), terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 11,75% dos votos.
Evandro Leitão falou que no primeiro dia de seu governo, em 1º de janeiro, irá enviar uma mensagem para a Câmara de Vereadores de Fortaleza para que ela possa, em fevereiro, acabar com a “taxa do lixo”.
Ele ainda falou que “nós vamos atuar fortemente, de início, na saúde de Fortaleza”. “Logo no primeiro momento, nós iremos colocar médicos dentro dos postos de saúde”, disse, citando parceria com o governo federal no programa Mais Médicos.
“Na hora que a gente faz um trabalho na atenção básica, fortalecendo a rede de saúde da família, a gente faz um trabalho de prevenção”, continuou.
Leitão ainda comentou que Fortaleza precisa da ampliação dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), com a contratação de mais médicos, psiquiatras e psicólogos.
Desfrutando do apoio do ministro Camilo Santana, ex-governador do Ceará, e de Elmano de Freitas, atual governador, Evandro Leitão falou que vai buscar parcerias com os governos federal e estadual para mais programas na cidade.