O professor Elias Jabbour trata no seu programa “Meia Noite em Pequim” desta segunda-feira, na TV Grabois, o interessante tema, “Como é o sistema de Saúde na China?”
Neste episódio, Elias aborda um amplo conjunto de informações sobre o Sistema de Saúde do país que abriga a maior população do planeta. Começa com dados importantes para medir a situação de saúde da população, comparando o ano de 1949, quando o Partido Comunista chegou ao poder e fundou a República Popular da China, com o ano de 2019.
Assim, em 1949, a expectativa de vida dos chineses era de 35 anos e a mortalidade infantil atingia 25%. Em 2019, a expectativa de vida alcançou 77 anos e a mortalidade infantil caiu para 3%. Informações extraídas do Escritório Nacional de Estatísticas da China (disponíveis em www.stats.gov.cn ), informa Jabbour.
Elias traça ainda um quadro das transformações e da evolução do Sistema de Saúde na China. E faz uma comparação que diz muito sobre as conquistas da população chinesa em termos de direito à saúde: nos Estados Unidos, a pessoa que adoece de Covid-19, e precisa de cuidados hospitalares, tem que desembolsar entre 25.000 a 77.000 dólares. Na China, esse tratamento tem custo zero.
Veja esse episódio no vídeo acima.
Elias Jabbour é professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas e em Relações Internacionais da UERJ.