
O manifesto “Cultura com Orlando Silva”, assinado por artistas, escritores, produtores culturais e intelectuais em apoio ao candidato à prefeitura de São Paulo, ganha a cada dia novas adesões.
Confira o manifesto em “Cultura com Orlando Silva 65 – Por uma São Paulo menos desigual, mais justa, mais fraterna”
Esta semana, às vésperas da eleição, o rol de intelectuais e escritores que já assinam o manifesto ganhou o apoio do poeta, ficcionista, tradutor e ensaísta Sidnei Schneider; do economista, escritor e presidente do Sindicato dos Escritores de São Paulo, Nilson Araújo de Souza; e do jornalista e escritor Sérgio Cruz. O cartunista Éton também assinou o manifesto em apoio a Orlando.
Os nomes se somam a Martinho da Vila, Nei Lopes, Lecy Brandão, maestro Marcus Vinícius de Andrade, aos irmãos Isaías e Israel Bueno de Almeida – do conjunto “Isaías e seus Chorões” – ; e à socióloga, escritora e ativista do movimento feminino e negro, Djamila Ribeiro, entre muitos outros, que, paulistanos ou não, acreditam que “a maior e mais rica cidade do Brasil” (..) “não pode mais viver com tanta desigualdade ou, como disse o poeta, com ‘tanto horror e iniquidade’”.
“Precisamos ter na Prefeitura alguém com coragem, preparo e visão de futuro. Alguém com capacidade de se indignar com as injustiças, que tenha um olhar amplo e generoso, capaz de governar para todos. Que saiba enfrentar as máfias, os desmandos e os poderosos. Que consiga destravar as potencialidades desta São Paulo dos mil povos e dos mil sotaques e desenhar um futuro mais solidário, justo e próspero”, afirma o manifesto.
Para os signatários do documento, Orlando Silva é o nome certo para transformar a cidade em uma “São Paulo diferente. Menos desigual, mais justa, mais fraterna”.
“Onde a Cultura adquira centralidade nas ações governamentais e deixe de ser tratada como algo supérfluo ou como luxo para poucos. Que incentive as mais distintas manifestações culturais, garantindo sua existência e a convivência democrática. Que se reconheça como uma cidade plural, cuja população é composta por cidadãos originários dos cinco continentes e dos quatro cantos do Brasil e que veja na riquíssima amálgama cultural que disso resulta um ativo incalculável para a consolidação da cidadania e para a construção de nosso futuro”.
Leia mais: Artistas divulgam manifesto “Cultura com Orlando Silva” em apoio ao candidato em SP
“Manifesto da Cultura” reúne Nei Lopes, Martinho da Vila e Leci em apoio a Orlando Silva