O senador Álvaro Dias, pré-candidato a presidente pelo Podemos, criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu um salvo-conduto para Lula não ser preso. Para ele, outros políticos “enrolados” na Lava Jato, também festejaram a decisão.
“Não apenas Lula ficou animado após os ministros do STF terem aceitado analisar o habeas corpus. Outros políticos enrolados na Lava Jato, como os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu, o ex-senador Gim Argello e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari aumentaram as esperanças de que também poderão ser soltos até as sentenças transitarem em julgado”.
“Essa história de indulto para Lula é surreal. Nem sequer discuto essa esbórnia política”, declarou.
“Querem abrir as portas das penitenciárias, colocando nas ruas os barões da corrupção? Decisão do STF provocou enorme indignação!”, observou.
Em um vídeo, Álvaro Dias comenta a decisão: “O voto suspeito de seis ministros do Supremo provocou grande indignação no país. Não poderia ser diferente. Afinal, o ex-presidente da República está acima das leis? E o Supremo é uma instituição dedicada a protegê-lo, evitando a sua prisão? Afinal, as leis governam os homens ou os homens do Supremo governam as leis? Quando uma instituição essencial ao estado de direito se divorcia das aspirações da sociedade, a República falece. A República faleceu. Nós vamos continuar defendendo a refundação da República”.