
A exposição fotográfica “Jango, Nossa Breve História” foi inaugurada na terça-feira (10) em solenidade no Salão Verde da Câmara dos Deputados.
A mostra é dedicada ao governo e à trajetória pessoal de João Goulart, com imagens que chegam até o exílio após o golpe militar que o depôs em 1964. O acervo exposto é exclusivamente do Arquivo Nacional.
O ato de abertura teve a presença de parlamentares, como os deputados Glauber Braga, líder da bancada do PSOL, Alessandro Molon (REDE-RJ), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Maria do Rosário (PT-RS), Pepe Vargas (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e outros, além de líderes políticos como Marco Antonio Campanella (presidente do PPL-DF).
Filho de Jango, o escritor João Vicente Goulart agradeceu ao deputado Paulo Teixeira (PT-SP) pela iniciativa de propor o evento na Câmara. João Vicente destacou a sua satisfação pela exposição que “mostra a vida e a perseguição de Jango”. O escritor – autor do livro “Jango e eu” – disse que, apesar da perseguição que o levou à morte no exílio, seu pai resistiu lutando e faleceu “no exílio tranqüilo em seu destino sabendo que seria o único presidente constitucional de nosso país a morrer pela pátria”.
Para João Vicente, a mostra conseguiu expor a trajetória da vida de Jango e a trajetória das lutas sociais do Brasil de 64. “As lutas travadas pela reforma agrária, pela reforma urbana, pela reforma tributária, pela lei de remessa de lucros, a luta pela Petrobrás, a criação da Eletrobrás, pela criação do 13º para todos os trabalhadores brasileiros, enfim, lutas que hoje estamos perdendo através de anti-reformas sociais e reformas que vêm apenas para proteger o capital e os monopólios internacionais e nacionais”, enfatizou.
São cerca de 160 fotografias, reproduzidas ou projetadas, um vídeo de 32 minutos e cinco vitrines contendo 20 documentos originais e publicações dos anos 1960.
A exposição ficará exposta no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães até o dia 20 de outubro e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.