O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o governo federal vai ajudar o Estado do Rio de Janeiro no combate ao crime organizado com investigação, patrulhamento e equipes.
Ações federais foram reforçadas depois do ataque feito pela milícia na Zona Oeste do Rio, incendiando 35 ônibus, por conta da morte de um familiar do chefe da organização criminosa durante uma operação da Polícia Civil.
“Estamos mantendo e ampliando operações diárias no Rio, no que se refere à competência federal, com realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões. Vamos aumentar mais ainda as equipes federais, em apoio ao Estado e ao Município”, publicou Flávio Dino em suas redes sociais.
Ele informou que membros do Ministério, como seu secretário-executivo, Ricardo Cappelli, e o secretário de Segurança Pública, Tadeu Alencar, junto com o comandante da Força Nacional, coronel Alencar, foram para o Rio de Janeiro para acompanhar a situação.
No programa Conversa com o Presidente, Lula disse que também está participando das discussões. Ele já conversou com o governador Cláudio Castro, com Dino e com o ministro da Defesa, José Múcio, sobre o tema.
O presidente falou que pretende colocar a Força Aérea e a Marinha para ajudar na fiscalização de portos e aeroportos.
Disse ainda que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) “vão agir com mais força”
“Queremos compartilhar a solução dos problemas que os Estados têm com o governo federal, não queremos lavar as mãos. É um problema do Brasil”, apontou.
“Vamos ajudar o Rio a combater o crime organizado e os milicianos e dar tranquilidade àquele povo. Não é possível que o povo do Rio tenha que sofrer tanto com a ação dos marginais”. Segundo Lula, é preciso que o governo federal atue “junto com o governo do Rio para vencer essa batalha”.
Relacionada:
Sim uma ótima noticia. Se faz necessário nossos governantes fazerem essas 03 Três coisas que eu humildemente vou sugerir agora : Primeiro : Aumentar o Salário dos nossos Policiais e Guardas municipais., para que eles tenham mais boa vontade de impedir a anarquia e a violência em nossa Cidade , Segundo : Introduzir nessas favelas e comunidades do Rio de Janeiro : o ensino e pratica de varias modalidades de Esportes e Terceiro : Colocar drones e filmadoras : para monitorar e filmar alguns lugares que sejam por assim dizer muito perigosos. E Mais cabe a TV e a Mídia Brasileira criar alguns programas de TV , mostrando aos jovens que a bebida alcoólica e as drogas fazem muito mal a saúde do Ser humano. E Cabe ao governo federal eleito em 2022 investir mais em Cultura e melhorar as nossas escolas publicas introduzindo matérias novas aos jovens , afastando eles de todo tipo de coisa errada.