
O exército russo reportou os progressos alcançados na guerra da Ucrânia, como a liberação de assentamentos em Donbass e avanço na região de Kursk. Segundo o artigo do site de notícias ‘Russia Today’, o exército russo na última semana obteve sólidos avanços estratégicos.
Segundo os russos, após confronto intenso com os ucranianos, ao sul de Donetsk e ao norte de Lugansk e na região de Kursk, foram conseguidos importantes ganhos contra as forças ucranianas. Ao norte de Donbass, a vila de Yampolovka foi liberada. A vila de Figolevo, que fica na região de Kharkov fazendo fronteira com Lugansk, também foi capturada pelas tropas russas.
Ao sudoeste da região de Donbass, as forças russas continuaram a avançar até Pokrovsk, a maior cidade ainda sob controle ucraniano. Os russos já anunciaram que tomaram controle do vilarejo de Berezovka, ponto estratégico pelo acesso à cidade de Konstantinovka, sob controle dos ucranianos, é um importante centro logístico no centro de Donbass. Recentemente, os russos tomaram uma vila próxima, Udachnoye, a sudoeste de Pokrovsk, cortando o abastecimento militar para as tropass ucranianas.
Localizada a 30 km ao sul de Pokrovsk, a cidade de Kurakhovo foi liberada pelos soldados russos, antes fortemente fortificada e um importante ponto estratégico para abastecimento logístico para as forças ucranianas, Kurakhovo foi tomada em janeiro. A vila de Ulakly, localizada no centro da área defendida pelos ucranianos, ao perceberem o avanço russo, fugiram de forma desordenada.
Na frente russa em Kursk, a vila de Sverdlikovo foi capturada, outro centro para abastecimento logístico e uma importante posição para defesa. A perda de Sverdlikovo foi um duro golpe para as forças ucranianas na região, deixando uma única rota para Kiev abastecer seu exército.
O Ministério da Defesa russo anunciou na quarta-feira (19) o bombardeio em uma área na região de Sumy, onde a 27ª brigada de artilharia escondia veículos militares e lançadores de foguetes. As forças ucranianas foram avistadas evacuando a região após o bombardeio russo, vários focos de incêndio foram observados.