Ex-deputado e ex-secretário do Trabalho, Davidson Magalhães, membro da direção nacional do PCdoB, assume o cargo diretor de Relações Institucionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia
O ex-deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA) foi nomeado diretor de Relações Institucionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para desenvolver conectividade e cibersegurança.
“A RNP é estratégica para a ciência, a educação e a pesquisa no Brasil. Em um cenário de disputas globais por tecnologia e dados, fortalecer essa infraestrutura é também fortalecer a soberania nacional e a capacidade do país de produzir conhecimento e desenvolvimento”, afirmou o ex-deputado.
Davidson foi secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, no governo de Jerônimo Rodrigues (PT), até setembro de 2025.
Em suas redes, o novo diretor da RNP destacou que a Rede “é parte do esforço do estado brasileiro para garantir ciência, educação e tecnologia como instrumentos de desenvolvimento nacional”.
O órgão foi fundado em 1989 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de “construir uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico”.
“Esse novo desafio representa a defesa de um projeto de Brasil mais justo, democrático e soberano”, afirmou.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é responsável por uma infraestrutura com capacidade agregada de transmissão de 4,42 terabytes por segundo e que conecta mais de 500 instituições de ensino e pesquisa.











