Fruto de parceria estratégica entre Brasil, Peru e China, uma ferrovia transoceânica conectará porto do Brasil (banhado pelo Atlântico) a porto peruano (Pacífico)
Interessado em gerar uma rota que encurte distâncias entre portos brasileiros e portos chineses, o governo chinês está investindo 100 bilhões de dólares na construção da desafiadora ferrovia que atravessará os Andes e a Amazônia.
É uma nova etapa nas relações comerciais entre os países da América do Sul com a China que sempre tem uma grande demanda em commodities como a soja e minérios. Com a ferrovia conectando o Brasil e o Peru, ficará mais rápido e barato o transporte de mercadorias para o país asiático, devido ao encurtamento das distâncias marítimas entre os portos dos dois continentes.
A ferrovia também reflete a presença crescente da economia chinesa no aporte ao desenvolvimento dos países da América do Sul. Com a diminuição da influência dos Estados Unidos na região, a construção da ferrovia irá consolidar a China como grande parceiro comercial do Brasil e criará mais oportunidades no desenvolvimento de infraestrutura, criação de empregos e fortalecimento econômico do Brasil e de países vizinhos.
A ferrovia transoceânica também facilitará o comércio com países vizinhos ao Brasil aumentando o comércio regional e fortalecendo as economias dos países sul-americanos e reduzindo a dependência de outras rotas comerciais como o canal do Panamá que é mais extensa e está agora sobrecarregada.
Além disso, construir uma ferrovia em regiões tão inóspitas também necessitará de inovações tecnológicas e grande cooperação entre os países envolvidos na realização de um projeto tão ambicioso assim como a construção de forma sustentável em biomas tão sensíveis.
Gostaria muito comentar , se trasporte gente e integração de costumes e sabores. A China, Br e Peru além Gargas e contêineres. Leva a gente junto e sepado. Chegando junto.
É muito importante para o país realizar essa ferrovia. Mas o traçado dela já está definido? Outro dia vi em outro informativo um traçado diferente que entrava pela Bolívia e não contemplava o nosso Estado do Acre. Estranhei, porque o que está mostrado aqui é o mesmo projeto com a mesma parceria com a China, durante o governo Dilma.
Olá, eu também vi outro traçado, pois venho acompanhando estes projetos faz tempo.
Verdade, eu também vi outros traçados saindo não do Rio, mas de Santos, passando por MS, Paraguai, um pedacinho da Bolívia e Argentina e terminando numa bifurcação no Peru, em dois portos. Seria esta outro empreendimento?
Poderia além de ser uma rota comercial, também uma rota turística. Daria muito certo uma viagem dessa envergadura em composições com oferta de vagões diferenciados.
Sençacional, torço para que seja concretizado implantação dessa inteligação oceânica
…d grande valia para america do sul!
Pelo que se vê, a ferrovia sairia do Porto do Açú em São João da Barra, encostado a Campos dos Goytacazes. Já se fala há tempo nessa ferrovia.
É isso, tem que deixar de ser as prostitutas dos porcos americanos, a China investe alto e cria empregos, coisa que os lixos americanos não fazem.
José Roberto, não é defesa dos americanos, mas você tem de rever suas fontes de informação. Realmente as parcerias com os americanos têm os seus problemas, mas você ainda não experimentou as parcerias com os chineses. Leia mais sobre o assunto, Veja a atuação deles na África. Assista ao documentário de uma empresa de parabrisa automobilístico americana comprada pelos chineses. Foi em Ohio, documentário AMERICAN FACTORY.
Concordo contigo plenamente, chega desses americanos nojentos
Bem dificil de entender e aceitar tal obra, o povo amazonense sofre a decadas por não ter uma saída via terrestres para chegar até Porto velho/Rondônia e Sul do Brasil… O IBAMA ( ambientalista caviar e cerveja,) não facilita, libera a reconstrução da BR 319… pra China pode ???
Até o México se vai até o Peru continuar até o México e passando por fora Estados Unidos e até mesmo Canadá..
Transoceânica seria uma ferrovia que atravassa um oceano, o nome correto é Inter-oceânica, transcontinental, ou qualquer outra coisa adequada.
Analfabetismo funcional ataca todo dia.
Implementarão um novo porto, na costa brasileira, para não sobrecarregar os que já existem? Isso há de refletir em diversos aspectos de mobilidades e urbanização, sovrecarregando as estruturas existentes!
é isso aí !
Espero Que este projeto seja pra ontem Muda para melhora pra todos vizinhos 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns pela observação!
Parabéns pela observação!
Viabilizando esse projeto melhora muito a infraestrutura, com transporte mas barato trazendo mais
emprego e gerando riquezas!
Ola,eu ja li algumas matérias sobre essa ferrovia.E isso me deixa muito feliz,porque vejo um grande salto do brasil e região para o futuro.Tem que ser assim,pensar em desenvolver o brasil ,e com isso vem o emprego e muitos beneficios para todos..
Não existe país bonzinho! O que existe é pragmatismo e a China está alargando seus tentáculos pra abocanhar esta fatia que pagaremos caro pra usar. Estudem o caso de ativos financiados por eles em outros países e que acabaram TOMANDO pra si.
Agradeço a observação Josep.
🙏
Olha so tenho segundo grau, antes de vê lê a matéria que colega mandou pra falei esses chineses são meio doido será que vamos passar com ferrovia debaixo d’água pelo nome que vi Transoceânico não combina com construção do projeto e sim como você falou ficaria melhor Intesoceanico ou intercontinental…
O meu apoio irrestrito ao governo federal nesta inovadora ação da construção da ferrovia com a participação da China que expert em engenharia e super rápida em tudo que já realizou em seu País.
Será que Marina Silva é sua equipe irão autorizar tal ferrovia?
Este projeto de ferrovia é utópico e anti econômico por dar uma volta gigante pela Amazônia com problemas ecológicos enormes! Muito melhor e pelo Paraguai, Argentina e Chile, já em construção! Essa pela Amazônia nunca sairá do papel!
Se vocês queriam o fim da floresta amazônica, têm a grande oportunidade, pois agora teremos o maior player mundial em desrespeito ao meio ambiente!
Esse negócio de parceria com a China todos já sabem onde vai parar. A história é a mesma no continente Africano onde a China é dona de vários países endividados por ter esse.tipo de parceria com a China para construção de portos e ferrovias.
Seria bom, se fosse construído um modal ferroviário, com uma ferrovia ao lado, em todo esse percurso, TAMBÉM, para o trem de passageiros.
Uma via ao lado, em todo percurso, para o trem de passageiros.
Uma via ao lado, para o trem de passageiros.
Esta evidente q quem se preparou para o futuro saiu na frente,China pode se dizer q em contrapartida vai como o bom chines na paciencia vai se tornar a maior potencia em quase todos os seguimentos,china q de copiador paciente hj domina tecnologias para o mundo,não precisa viver pra ver,ja é presente China um país levado a sério
Será que sai ? Projetos estão cheios ! Vamos torcer .
Vai dar certo tem que ser ambicioso
Que legal. Estava mais que não hora de investir em transporte barato todos países que investem em ferrovias estão muito brm e no Brasil sucatearam as ferrovias com interesses escusos
Que tenha também um trem de passeio, para o povo curtir uma viagem inesquecível
Notícia importante
Tomara que se realize
O EUA só viza interesse próprio
Quer sempre a dependência dos outros.
Assim é a cultura deles
Estou aguardando o trem bala para ir a são Paulo desde as olimpíadas 2014 da Dilma.
Qual sai primeiro?
Trem bala ou está trans,ou sei la o nome.
Lula um visionário
Azer o L ate 2030
Kkkkkkkk é piada…. esse cachaceiro é que nem o flautista de Hamelin…kkkk
Essa ferrovia com certeza facilitará o comércio entre os países; mas receio que haverá uma enorme entrada de produtos chineses, pondo em risco a indústria nacional!
Tudo que vem da esquerda e suspeito, tenho minhas duvidas!!!
A indústria nacional já foi deixada de lado há muito tempo.
Collor, FHC e atleta CNI contribuíram para isso!
O Brasil voltou aos tempos de Colônia: café, soja, milho, minérios…
Ótimo,até que enfim estamos saindo das exploração americano .e estamos construindo um Brasil com um parceiro.que sempre foi amigo e parceiro do Brasil. A china desde do descobrimento do Brasil e depois da independência sempre foi parceiro do Brasil.
O Brasil é tao cheio de regras, e leis pra quem quer investir e trabalhar que eles vao desistir! So os politicos, tem facilidades de emendas parlamentares, acessos e benefícios! O Brasié dos polliticos , nao dos contribuites!
Desbrando o BR. Bandeirantes modernos! Me preocupa muito o q será feito de toda aquela região ambiental, acho q terá como consequencia um desastre total.
E essa ferrovia vai começar quando!!?. 2050!?….
Que notícia mais promissora, imagino o que representará esta ferrovia para todas as cidades que por ela serão cortadas: progresso, progresso e progresso. O Brasil voltando aos trilhos, grandes perspectivas.
13 anos de retrações em relação ao contorno viário em Florianópolis, só 50 kms, Br 470, 30 ano de obras Blumenau Navegantes, imagina isto. Só se vem os chineses para trabalhar com as leis da China…
Este traçado da ferrovia está sempre mudando. Ninguém sabe só certo onde vai passar e se vai passar. O fato é que nunca sai do papel…
Pela Bolivia Seria Mais Estratégica e Econômica. O Brasil Teria Duas Opções de Portos. Chegando ao Sul de LAPAZ Teria a Derivação Para O Porto de ARICA no Chile, e Para o Porto de ILO No Perú. Pela Bolívia Seria Mais Perto e Econômico, e Só Teria de Fazer a Ampliação da Malha Ferroviária Existente. O Interessante é, Que Boa Parte do Percurso a Ferrovia Iria Margear a Rodovia Entre as Duas Maiores Cidades da Bolívia. Santa Cruz de Lá Serra e Cochabamba. O Percurso Direto ao Perú Haverá Grande Impacto Ambiental. Saudações.
quero ver a reação dos ecoxiitas !
Sei não, viu!! O que vcs acham , pessoal?! Com um bioma tão sensível e mais as disputas dos países!!!
Será que leram os artigos TODOS do contrato com a China sobre a sonhada ferrovia? Isso tudo até parece apologia ao poderoso país asiático.
Parabéns aos presidentes brasil e china isso e valorizar quem da emprego e que ver seu país crescer. Agora quando vai compensar a construção.
O termo extratégica tem algum significado na língua portuguesa? Fiquei confuso agora. Sempre li e escrevi estratégia, estratégica, estratégico,etc.
Você está certo, leitor. Nós é que escrevemos errado. Já corrigimos.
faz um túnel nos andes
Implementarão um novo porto, na costa brasileira fora dos grandes centros, para não sobrecarregar os que já existem? Isso há de refletir em diversos aspectos de mobilidades e urbanização, sobrecarregando as estruturas existentes!
Pra que outro porto no Brasil? A ideia é construir a ferrovia para dar acesso aos portos no Oceano Pacifico.
Só a China tem Know how e dinheiro pra fazer uma obra tão gigantesca e vai beneficiar o Brasil e países sul americano, além dos estados do Acre, Rondônia, Mato grosso, lembrando que o trajeto não vou escolhido por acaso, pois já esxite ligação via terrestre pelos estados citados da mesma forma o impacto ambiental, não será problema para agilizar está obra.
Torcendo para as coisas começar a andar.
(Correção) ao comentário anterior.
Só a China tem Know how e dinheiro pra fazer uma obra tão gigantesca e vai beneficiar o Brasil e países sul americano, além dos estados do Acre, Rondônia, Mato grosso, lembrando que o trajeto não foi escolhido por acaso, pois já esxite ligação via terrestre pelos estados citados da mesma forma o impacto ambiental, não será problema para agilizar está obra.
Torcendo para as coisas começarem a andar
Está obra se for feita, será com a finalidade antes de tudo, diminuir custos da logística, entre a Ásia e América do Sul, sem passar pelo Canal do Panamá. Importante para relação entre o PIM de Manaus que recebe insumos e as exportações dos produtos acabados do Polo industrial de Manaus,desde que faça uma ferrovia Porto Velho – Manaus. Em logística não se pode ter somente uma alternativa. China – porto de Chancay ( Peru ) 15 dias. Atualmente China – Brasil passando Canal do Panamá 45 dias.
Rota pela Amazônia sou contra.
Tratei sobre isso há mais de 2 meses atrás em:
https://www.linkedin.com/posts/urubatan-s-t-filho_ferrovias-logistica-transportes-activity-7192151537010282496-TN9C?utm_source=share&utm_medium=member_ios
Há mais de década já foram discutidos 3 projetos ferroviários bioceânicos (2 para o Peru e 1 para o Chile) que vou tratar como trechos norte, central e sul. Nesse interim, no trecho central a Malha Oeste (Mairinque/SP – Corumbá/MS e Ponta Porã/MS) foi devolvido à União e está em processo de relicitação pela ANTT. A sinalização de empresas instaladas no Mato Grosso do Sul com autorizações ferroviárias são para interligar ramais na Malha Norte (sem interesse na Malha Oeste).
Ou seja, enquanto o Brasil não tem interesse na Malha Oeste, outros países – Bolívia, Peru e China – contam com ela.
Outro ponto: saber de onde saiu a informação que a China está investindo 100 bilhões de dólares. Não vejo confiança nesse texto, porque essa notícia está sendo requentada há muitos anos.
Nossa fonte são as Forças Armadas. As nossas, não as chinesas. Veja https://www.sociedademilitar.com.br/2024/07/china-vai-investir-us-100-bilhoes-na-construcao-de-uma-das-maiores-ferrovias-transoceanicas-do-mundo-conectando-brasil-e-peru-nbd.html#google_vignette. Mas você escreveu tudo isso somente para dizer que “não vê” confiança no texto? Desse jeito, vale tudo, pois você – ou outro sujeito qualquer – sempre vai poder dizer que não vê confiança no texto. Então, é melhor acabar com todos os jornais e noticiários…
Porque o governo vem travando a liberação do asfaltamento da RO 319 que interliga Rondônia a Manaus não liberando o desmatamento da area. Será que vai liberar o desmatamento para ferrovia?. A china vem comprando o Brasil com força