
O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), entidade que reúne 22 entidades nacionais de trabalhadores, decidiu em reunião no último dia 20, convocar o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora para o dia 9 de agosto, na cidade de Praia Grande (SP).
O objetivo do Congresso é reunir centenas de representantes de todas as categorias e elaborar um documento que condense as vontades e anseios dos trabalhadores, a ser enviado a todos os candidatos à Presidência.
Este documento deverá dar ênfase para as questões de política econômica, com propostas que busquem a retomada do desenvolvimento econômico com base na soberania nacional, a justiça social e o combate ao desemprego. Entre os principais pontos estão a revogação da Emenda Constitucional do Teto de gastos, e da reforma Trabalhista, que entrou em vigência em novembro de 2017.
Artur Bueno, presidente do Fórum, resgatou o papel desempenhado pelo FST na resistência ao desmonte da CLT e à reforma previdenciária, quando foram cumpridas agendas em todo território nacional, e destacou a necessidade do movimento sindical priorizar a agenda política para promover uma verdadeira e real mudança no país, especialmente no Congresso Nacional.
Como está afastado para disputar o cargo de deputado federal, a entidade está sendo presidida pela metalúrgica Mônica Veloso, que também ressaltou o papel do órgão nas lutas em defesa dos interesses dos trabalhadores.