Vantagem de Lula volta a ser de 10 pontos sobre o segundo colocado. O ex-presidente lidera no Nordeste com vantagem expressiva: 60% a 21%. Bolsonaro e o ex-presidente estão numericamente empatados na região Sudeste, com 38% de intenção de votos no primeiro turno
Novo levantamento de intenção de voto realizado pela pesquisa Genial/Quaest apontou, nesta quarta-feira (21), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou positivamente 2 pontos percentuais e recuperou a diferença de 10 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Assim, no primeiro turno, portanto, Lula tem 44% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro, que mantém esse resultado desde a pesquisa divulgada em 7 de setembro.
A pesquisa Genial/Quaest, então, confirma o que outras aferições indicaram nesta semana: a 11 dias do primeiro turno: Bolsonaro estacionou. Mas ainda não é possível cravar se o candidato “bateu no teto”.
O ex-presidente continua a liderar com larga folga no Nordeste: 60% a 21%. A região Sudeste, onde estão 42% dos eleitores brasileiros, continua a registrar empate, agora numérico, em 38%. Bolsonaro mantém vantagem no Sul, onde está 11 pontos à frente de Lula, com 45% contra 34%.
Ciro Gomes (PDT) oscilou 1 ponto percentual para baixo e tem nesta rodada 6%; Simone Tebet (MDB) oscilou 1 ponto para cima e aparece com 5%; Soraya Thronicke (União Brasil) mantém 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos são 5%, mesmo percentual dos que votam em branco ou nulo ou não pretendem comparecer às urnas.
VOTO DEFINIDO
Questionados se seus votos são definitivos, 83% dos eleitores de Bolsonaro e 81% dos eleitores de Lula consideram que a decisão sobre o voto é definitiva.
Entre os apoiadores da candidatura de Ciro essa taxa é de 47% e de 44% entre os eleitores de Tebet.
SEGUNDO TURNO
Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 40%. Para 53% dos eleitores, Bolsonaro não merece ir para o segundo mandato, enquanto 44% consideram que sim.
Sobre a volta de Lula à Presidência da República, 52% consideram que o ex-presidente merece voltar, contra 45% cuja opinião é contrária.
A pesquisa perguntou aos os eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet sobre qual posicionamento os candidatos devem adotar caso não cheguem ao segundo turno. Entre os eleitores de Ciro, 50% defendem que o pedetista apoie Lula, 18% a Bolsonaro e 29% preferem a neutralidade. Já entre os de Tebet, 35% esperam apoio a Lula, 34% a Bolsonaro e 27% esperam que a emedebista não apoie nenhum dos dois.
PESQUISA GENIAL/QUAEST
A 19ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 17 e 20 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados.
A margem de erro informada pela pesquisa é de +/- 2 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa para a estimação da margem de erro de 95%. A sondagem está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-004459/2022. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.