O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comemorou o retorno do seu partido para a base política do governo do Maranhão, com a nova filiação do vice-governador Carlos Brandão ao PSDB.
“Com a volta do vice-governador Carlos Brandão ao PSDB, nosso partido volta à base do governador Flavio Dino no Maranhão. Decisão correta apoiar um governador que dialoga, respeita as diferenças e trabalha pela vacina e contra injustiças. O Brasil precisa de caminhos que levem a união”, escreveu Eduardo Leite no Twitter.
Carlos Brandão volta à presidência do partido no Estado, legenda que já comandou de 2011 a 2017. Ele estava filiado ao Republicanos.
Brandão anunciou na quinta-feira (11), pelas redes sociais, seu retorno e a integração do partido ao governo de Dino. “Um partido com muita história: é o @PSDBoficial. Aceitei o convite para construir novos alicerces e contribuir para o seu fortalecimento, assim como já fiz. O partido volta a fazer parte do grupo de importantes aliados do governo. Vamos em frente!”.
Ele também agradeceu ao Republicanos por tê-lo acolhido. “Estou de volta à presidência do PSDB no MA, mas sem me esquecer de quem me deu apoio nessa jornada: a todos os republicanos e republicanas que tão bem me acolheram, nas pessoas dos presidentes Marcos Pereira [nacional] e Cleber Verde [estadual]”.
O PSDB-MA era liderado pelo senador Roberto Rocha, que fazia ferrenha oposição ao governador Flávio Dino (PCdoB), e que deve se desligar da legenda.
O perfil nacional da legenda tucana no Twitter registrou a volta de Carlos Brandão.
“O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, está de volta ao comando do PSDB, legenda pela qual já foi duas vezes deputado federal e vice-governador no primeiro mandato. Filiou-se, na presença do presidente Bruno Araújo e do líder na Câmara, Rodrigo de Castro”, assinalou o PSDB.
Por seu lado, o deputado federal Marcio Jerry, presidente do PCdoB do Maranhão, saudou a entrada de Carlos Brandão no PSDB. “Em nome do PCdoB MA saúdo a volta do PSDB à coalizão partidária e social liderada pelo gov @FlavioDino. Partido volta a ser presidido pelo vice-governador @carlosbrandaoma , a quem cumprimentamos”, destacou.
Ricardo Capelli, ex-presidente da UNE (1997-1999) e Secretário de Comunicação do Governo do Maranhão, retuitou a mensagem de Eduardo Leite com elogio a Flávio Dino e à participação do PSDB no governo do PCdoB e escreveu: “Frente ampla”.