O governo brasileiro disse acompanhar “com preocupação” os ataques de Israel contra o Irã, realizados entre sexta (25) e sábado (26), e condenou “a escalada do conflito”, pedindo que os países “exerçam máxima contenção”.
O Irã informou que o bombardeio realizado por Israel contra a capital Teerã matou dois soldados e causou “danos leves”. No entanto, as bombas lançadas contra bases militares foram interceptadas.
“O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”, disse em nota o Itamaraty.
“O Brasil reitera sua convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e volta a conclamar a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição para conter o aprofundamento do conflito”, continuou.
“A Embaixada em Teerã monitora a situação dos brasileiros no Irã, em contato permanente com os nacionais no país”, completou a nota.
Israel já assassinou mais de 42 mil pessoas na Faixa de Gaza desde outubro de 2023. O país ainda está atacando o Líbano. Os líderes do Hamas, Ismail Haniyeh, e do Hezbollah, Sayed Hassan Nasrallah, foram assassinados pelos ataques de Israel.
No dia 1º de outubro, o Irã lançou entre 200 e 400 mísseis contra Israel em “resposta legítima, legal e racional aos atos terroristas” do país. Filmagens mostram diversos mísseis explodindo no solo, sem serem interceptados por Israel.
O governo iraniano disse que suas “Forças Armadas estão preparadas para assestar um duro golpe ao inimigo” por conta dos ataques deste final de semana.
“Qualquer ataque ao Irã significa, para nós, que Israel cruzou uma linha vermelha. Não deixaremos isso sem resposta. Será dada a resposta necessária a qualquer ataque, inclusive às instalações nucleares do nosso país”.
O Irã disse ainda que “já identificamos todos os objetivos militares e econômicos. A qualquer ataque, Israel receberá resposta similar e simétrica”.
Leia nota do Itamaraty na íntegra:
O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção.
O Brasil reitera sua convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e volta a conclamar a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição para conter o aprofundamento do conflito.
A Embaixada em Teerã monitora a situação dos brasileiros no Irã, em contato permanente com os nacionais no país.