Argumento é que há um excesso de sambistas com acesso à sede da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, para participar do programa
Após mais de cinco décadas dedicadas ao rádio, dando vez e voz a sambistas, o radialista Adelzon Alves foi demitido e teve seu programa retirado da grade de programação da Rádio Nacional, que pertence à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
O radialista, de 80 anos, foi comunicado de sua demissão no estúdio instantes antes do início do programa que apresentava “Amigo da Madrugada”.
Adelzon foi demitido num ato de censura do governo Jair Bolsonaro por não concordar com a proibição da entrada de sambistas no prédio da Rádio Nacional. O trabalho do radialista consistia exatamente nisto, em dar espaço para sambistas, e novos sambistas divulgarem seu trabalho.
A retaliação acontece justamente pela cultura popular, em especial, o samba se colocar firmemente contra as políticas antinacionais e antipovo de Bolsonaro.
A demissão de Adelzon gerou revolta entre os sambistas que cobram a recontratação do radialista e o fim da censura. Grandes nomes do samba prestaram solidariedade ao baluarte da Rádio Nacional, dentre eles: Noca da Portela, Nelson Sargento, Teresa Cristina.
“29 anos na Rádio Globo e agora, mais de 19 anos na Rádio Nacional do Rio de Janeiro – o grande defensor da música popular brasileira – entre outros lançou e produziu Clara Nunes, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Alcione e outros – O seu programa de rádio é a maior porta de entrada da música popular. O compositor, cantor e artista brasileiro, em geral – das comunidades de periferia, dos morros e do interior do Brasil – perdem uma oportunidade ímpar de mostrar seu trabalho artístico para a nação. ADELZON ALVES, O AMIGO DA MADRUGADA, tem que voltar”, afirmou a sambista Teresa Cristina.
“Isso na verdade é uma tremenda injustiça com o cidadão e depois com o profissional Adelzon Alves. Ele é uma das maiores vozes do rádio brasileiro. É dever de todos os seguimentos da sociedade, principalmente nós sambistas, denunciar e se posicionar nesse momento, contra essa arbitrariedade que assola o país e que é uma das bandeiras defendidas pelo atual governo”, considerou o sambista Helinho Guadalupe.
“Deixo claro minha indignação com a falta de respeito a este grande baluarte. Adelzon, além de radialista, produtor artístico, pesquisador, grande defensor do samba e acima de tudo um ser humano incrível, merece respeito. Desejo que essa situação seja revista e que seu retorno seja tão rápido quanto à decisão que o afastou”, afirmou a sambista Dandara Alves.
“Estamos compartilhando aqui um fato que gerou insatisfação geral na classe artística, que foi essa noticia inesperada da demissão do querido Adelzon Alves, o nosso “amigo da madrugada”. Ele estava à frente de um dos poucos programas de samba no Rio de Janeiro, quissá do Brasil, oferecendo espaço, divulgando trabalhos e contando um pouco das suas grandes histórias”, afirmou a sambista Roberta Nistra.
Mais de 100 sambistas já compartilharam uma imagem chamando um protesto, no próximo dia 10 de fevereiro, em frente à sede da EBC, no centro do Rio de Janeiro.
Os artistas afirmam: “A EBC cometeu a maior injustiça de todos os tempos, tirou do ar o maior Radialista do Brasil o Mestre “Adelzon Alves – O Amigo da Madrugada”, a alegação é que não está satisfeita com o número de SAMBISTAS que estão tendo acesso a Rádio Nacional durante a madrugada para divulgar seus trabalhos, não vamos nos calar diante da injustiça a esse ser humano que só faz o bem para cultura do país há décadas, essa é a hora de retribuirmos tudo que o Mestre tem feito por todos nós do samba e da música de forma geral, dia 10/02 próxima segunda as 11:00 horas da manhã, vamos nos reunir em frente ao prédio da EBC na Rua da Relação para defender a permanência do maior defensor do Samba e da Música, essa é a hora de mostrar a nossa gratidão e nos posicionarmos perante esse absurdo”
Nem tudo eram flores e agora se repete: perseguição e censura à MPB e ao Samba Raiz.
O Samba e seus congêneres eram perseguidos pela Polícia desde a República Velha.
A MPB e o Tropicalismo sofreram na época da Ditadura.
Mas o que a maioria não sabe é que a MPNordestina e o Forró também sofreram e tiveram muitas músicas censuradas e compositores e cantores presos.
Sem a manutenção de nossa cultura, o que teremos para transmitir e lembrar.?
Nada.
Precisamos protestar.
Triste o caminho que leva um país contra sua própria cultura. Adelzon sempre foi um defensor principalmente do nosso samba.
É uma represália direta, um aviso explícito para as escolas de samba do Rio. Uma lástima e um abuso que não se pode tolerar. Certamente o Adelzon sai para dar lugar a algum apresentador gospel.
ouvia radio com meu pai quando pela primeira vez ouco adelzon.no radio,la pelos anos 70, sou musico,atualmente estou residindo,em mocambique,africa,sou um brasileiro,indignado pelo nosso governo,e agora acaba de enterar viva uma parte da nossa cultura, musical.vergonhoso.
Um profissional com 80 anos de idade e derrepente se vê demitido numa época dessa onde precisamos estarmos ativos pode cair em depressao tudo isso por vaidade de uma pessoa. Descriminaçao com a classe do samba. “Que Paîs é esse”?
A tristeza por tudo que está acontecendo aumenta ao ver amigos e familiares concordarem com o Brasil de Bolsonaro.
Ouvi Adelzon pela primeira vez no inicio da década de 80. Tinha por volta de 20 anos. Tinha terminado meu curso de nível médio em eletrônica e montei um rádio ao final de um curso de eletrônica por correspondência que fazia simultaneamente ao curso técnico. Morava em uma pensão em Salvador e à noite sintonizava a Rádio Globo. Me lembro que várias vezes Adelzon começava o programa colocando a musica Capim Guiné, de autoria de Wilson Aragão, gravada por Raul Seixas. Ele dizia que gostava muito dessa musica. Até hoje quando ouço esta musica lembro de Adelzon. Acompanhei vários sambistas, hoje famosos, serem lançados por Adelzon. Mas é isso mesmo. Vamos torcer pra essa “idade média” passar logo.
POXA GENTE, QUE COISA TRISTE A DEMISSÃO DO ADELZON, TOMEI CONHECIMENTO SOMENTE AGORA. A VIDA PREGA PEÇAS NAS PESSOAS, NÃO É MESMO? TENHO-O NA MEMÓRIA DESDE QUANDO MORÁVAMOS NA CIDADE DE CORNÉLIO PROCÓPIO, PR. ESTUDAMOS NO MESMO COLÉGIO. LEMBRO DO PAI DELE O SR. ALVES, GENTE MUITO FINA. ADELSON INICIOU SEUS PRIMEIROS PASSOS NA RADIOFONIA COMO LOCUTOR NUMA RÁDIO DIFUSORA DA CIDADE QUE EXISTE ATÉ HOJE. ERA MUITO NOVO MAS JÁ MOSTRAVA UM GRANDE TALENTO COMO COMUNICADOR. DOMINAVA O IDIOMA INGLÊS. EU GOSTAVA MUITO DE OUVI-LO. ADELSON MUDOU-SE PARA O RIO DE JANEIRO, CONTINUEI ACOMPANHANDO-O POR UM BOM TEMPO NA RÁDIO GLOBO. DEPOIS VEIO A TELEVISÃO E COM ISSO DEIXEI DE OUVÍ-LO ASSIDUAMENTE. MAS ELE SEMPRE TEVE A MINHA ADMIRAÇÃO. SABE ELE QUE FEZ MUITO PELA MÚSICA DO BRASIL, DO RIO. SÓMENTE UM GOVERNO OBTUSO COMO O NOSSO É CAPAZ DE UMA INJUSTIÇA DESSAS.
Adelzon tem espaço em qualquer emissora honesta do Brasil. Esperamos sua volta ao ar em breve tempo.
Luciano Zanelli
Um país onde o governo age com miopia, policiando a cultura, assassinando as possibilidades de expressão cultural, desidratando os projetos culturais, imagine do que é capaz em relação à educação e a cidadania? Solidariedade ao Adelzon Alves.
Sou radialista sempre acompanhei o trabalho de Adelzon, uma grande perda para o rádio brasileiro!
FUI, EM 1958, DA EQUIPE DE FUNDAÇÃO DA RADIO E DA TV NACIONAL DE BRASILIA, AOS 23 ANOS DE IDADE.ERA DA NACIONAL DO RIO, COMO REDATOR NOTICIARISTA E SECRETARIO DO SAUDOSO GRANDE TALENTO DO RADIO QUE FOI PAULO ROBERTO.QUANDO O INESQUECIVEL PRESIDENTE JK DECIDIU MUDAR A CAPITAL PARA BRASILIA, FOMOS VINTE E SETE VOLUNTARIOS QUE DECIDIRAM INTEGRAR A EQUIPE PIONEIRA DO RADIO NA NOVA CAPITAL. E NO DIA 30 DE MAIO DE 1959, CONCLUIMOS A MISSÃO. E LÁ FICAMOS, A MAIORIA, POR ALGUNS ANOS, ALGUNS CASADOS, OUTROS SOLTEIROS.UMA EPOPEIA SEM DÚVIDA EMPOLGANTE, NO CORAÇÃO DO BRASIL.NUNCA DEIXEI O RADIO NO RIO DE JANEIRO,RÁDIO MEC, RADIO RIO DE JANEIRO,ROQUETTE PINTO AM E BAND AM. ESTA, EM 2015, ABSURDAMENTE,CORTOU A PROGRAMAÇÃO MUSICAL PARA NÃO PAGAR DIREITO AUTORAL. EU CRIEI, EM 1974, O PROGRAMA VAMOS OUVIR A BANDA, CONQUISTEI IMENSA AUDIENCIA NAS RADIOS ACIMA CITADAS, AJUDEI MUITAS BANDAS DE MUSICA A SOBREVIVER, CONSTITUI UM ACERVO PROPRIO RARISSIMO, RECEBI HOMENAGENS CIVIS E MILITARES.JUNTAMENTE COM AS BANDAS, DIVULGUEI AS GRANDES VOZES DO NOSSO CANCIONEIRO, COM OUTRO ACERVO PROPRIO. É TRISTE, HOJE, VERMOS COLEGAS NOSSOS EM IDADE E RESPEITABILIDADE, SOFRENDO TRAIÇÕES, HUMILHAÇÕES, DEMISSÕES, SOB ALEGAÇÕES ABSURDAS. É PRECISO TER NERVOS DE AÇO PARA SUPORTAR. ADELZON ALVES TALVEZ ESTEJA NA MINHA FAIXA DE IDADE, UM DOS MELHORES COMUNICADORES DO RADIO, NACIONALISTA,HUMANO, DELE RECEBI VARIAS VEZES REFERENCIAS ELOGIOSAS NO MICROFONE. GRAÇAS AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, E TAMBEM COMO CRISTÃO=ESPÍRITA, VOU SUPORTANDO AS FALSIDADES, AS TRAIÇÕES, ENQUANTO OUTROS, DO CORDÃO DOS PUXA=SACOS, CONHECIDOS LOROTEIROS , SE DÃO BEM. FORÇA, ADELZON E CONFETE. APROVEITO PARA LEMBRAR QUE UM GRANDE BOM CARATER COMO O COLEGA GERDAL DOS SANTOS,ENFERMO E RECOLHIDO AO LAR HÁ 3 ANOS, PRECISA DA NOSSA PALAVRA FRATERNA. 2022 DE PAZ,SAÚDE E JUSTIÇA A TODOS ESTOU NO YOUTUBE, CANAL RADIALISTA ZAIR CANSADO.
NOVAMENTE AQUI ESTOU, MINHA GENTE. NOS LIVRAMOS DA EPIDEMIA BOLSONARISTA. LULA VENCEU.SERÁ QUE TEREMOS VOLTA AO RADIO?EU E O ADELZON TEMOS QUE OCUPAR DE NOVO O MICROFONE DA NACIONAL., NMOSSA ATUAÇÃQ NÃ É BRINCADEIRA, QUE O DIGAMK OS QUE NOS OUVIRAM NO RADIO POR DECADAS. CAPACIDADE NÃO TEM IDADE.NÃO SOMOS BAJULADORES, SOMOS LUTADORES.ESTEJAMOS ATENTOS . TEMOS QUE SOBREVIVER COMO RADIALISTAS.
PESSOAL, A PRAGA BOLSONARISTA JÁ SE FOI, EMBORA ESTEJAMOS ALERTAS. SUGIURO-LHES QUE SE DIRIJAM Á EBC EM BRASILIA, Á NACIONAL, EXIGINDO A REINTEGRAÇÃO DOS RADIALISTAS PERSEGUIDOS, DEMITIDOS. O ADELZON ALVES É UM EXEMPLO DE ARBITRARIEDADE, DEVE VOLTAR Á NACIONAL.IDEM O RUBEM CONFETE. QUANTO A MIM, JOVEM AINDA ERA DA NACIONAL DO RIO, ASSESSORAVA INCLUSIVE O GENIO CHAMADO PAULO ROBERTO, DE LÁ RUMEI COM OUTROS COMPANHEIROS PARA A FUTURA BRASILIA, ONDE PUSEMOS NO AR A RADIO E A TV NACIONAL DE BRASILIA.FOI IM,ENSA A ALEGRIA DE JK. NUNCA DEIXEI O RADIO, MINHA PAIXÃO DESDE CEDO, ADELZON E EU TINHAMOS IMENSA AUDIENCIA.O GOVERNO LULA É UMA ESPERANÇA CONTRA ESTAS PERSEGUIÇÕES A COMUNICADORES, DETERMINANDO A RESTAURAÇÃO DE SUAS VIDAS. PELO MENOS É O PENSAMOS.CAPACIDADE NÃO TEM IDADE. A INTERNET NOS ACOLHE, MAS O RADIO NÃO PODE MORRER.E COMO DIZIA SEU FUNDADOR ROQUETTE PINTO, O RADIO SE DESTINA Á CULTURA DO POVO E AO PROGRESSO DO BRASIL.MÃOS Á OBRA!
NÃO PODEMOS ACREDITAR QUE O GOVERNO LULA, TENDO RECEBIDO MACIÇA VOTAÇÃO DOS TRABALHADORES E DOS SERVIDORES FEDERAIS, DEIXE ESTAS CLASSES À MINGUA, APÓS A DESGRAÇA IMPOSTA PELO BOLSONARISMO DE 2018 A 2022. ESTE CAPITÃO DESEQUILIBRADO FEZ O MESMO PAPEL DO NEFASTO FHC, Q1UE CONGELOU OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES POR 9 ANOS. HOUVE SUICÍDIOS DE SERVIDORES DA UNIÃO E ATÉ DO BANCO DO BRASIL. AS CONFEDERAÇÕES DOS SERVIDORES ESTÃO CERTAS NA OFENSIVA PELA IMEDIATA RECONQUISTA DAS PERDAS SALARIAIS BRUTAIS IMPOSTAS POR BOLSONARO. HÁ MILHARES DE APOSENTADOS FEDERAIS IDOSOS, ALÉM DE PENSIONISTAS,QUE NEM PODEM MAIS ADQUIRIR MEDICAMENTOS COM OS PREÇOS A QUE CHEGARAM, SEM FALAR NOS ASSALTOS DOS PLANOS DE SAÚDE COM SEUS DONOS VIVENDO EM PALACETES INCLUSIVE EM OUTROS PAÍSES. O CERTO SERÁ LULA ENFRENTAR OS ADVOGADOS DO DIABO QUE TRABALHAM CONTRA O FUNCIONALISMO DENTRO OU FORA DO GOVERNO E RECONHECER JÁ AS PROPOSTAS DAS LIDERANÇAS DOS SERVIDORES. EM TEMPO: E QUE O PAGAMENTO DOS PRECATÓRIOS DEVIDOS AOS SERVIDORES SEJA FEITO TAMBÉM COM URGÊNCIA.
MINHA GENTE, QUANDO O NOTORIO FHC CONBGELOU POR 9 ANOS OS SWALARIOS DOS SERVIDORES FEDERAIS, LULA VENCEU AS ELEIÇÕES EM 2003 E LIVROU OS SERVIDORES DE UM ESTADO DE FOME. HOUVE ATÉ SUICIDIO DE SERVIDOR EM BRASILIA.A NEFASTA POLÍTICA SOCIAL-DEMOCRATA DO FHC SÓ CONCEDIA AUMENTO PARA OS MILITARES.DEVIDAMENTE ASSESSORADO POR BRESSER PEREIRA, OUTRO DESASTROSA FIGURA.NÃO ACREDITO QUE O LULA DE 2003, DEPOIS DE TER SOFRIDO TODA SORTE DE CANALHICES, DEPOIS DE TERMOS AGUENTADO A DURAS PENAS O CAPITÃO FURACÃO, AGORA VÁ DEIXAR O FUNCIONALISMO A VER NAVIOS.AS PERDAS SALARIAIS DOS SERVIDORES CHEGAM A 4O POR CENTO.E OS NEFASTOS PLANOS DE SAUDE COBRANDO UMA FABULA. SERVIDORES IDOSOS, DOENTES, VIUVAS, EM DESESPERO, UM CENARIO DESOLADOR.LABOIRATORIOS AUMENTANDO EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO PREÇOS DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS.QUE O PRESIDENTE LULA CONSIDERE A SITUAÇÃOI REAL DO FUNCIONALISMO, O MESMO FAZENDO SEUS MINISTROS, EM ESPECIAL O DA FAZENDA,E CONCLUA QUE OS SERVIDORES VOTARAM MACIÇAMENTE NELE . ENQUANTO NÃO SE IMPLANTAR A ISONOMIA SALARIAL ENTRE OS TRES PODERES, ASSISTIREMOS O PESSOAL DO EXECUTIVO TRATADO DE MANEIRA COVARDE.