Governo mantém sigilo de 100 anos no processo em que Pazuello violou regras do Exército

Pazuello na manifestação de Bolsonaro. Foto: Alan Santos - PR

O governo Bolsonaro decidiu, em reunião de ministérios, manter o sigilo de 100 anos sobre o processo que não puniu o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por ter participado de manifestação antidemocrática ao lado de Jair Bolsonaro.

Em maio de 2021, dois meses depois de ter deixado o Ministério da Saúde, o general da ativa Eduardo Pazuello participou e discursou em uma manifestação com Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro contrariando regras do Exército.

A participação de militares da ativa em movimentos político-partidários é proibida pelo Estatuto das Forças Armadas e pelo Regulamento Disciplinar do Exército. O Exército decidiu não punir Pazuello.

Ver Deboche ao Exército agrava situação de Pazuello

Depois disso, o governo Bolsonaro conseguiu impor um sigilo de 100 anos sobre o processo. Todo o processo foi visto como uma agressão por membros das Forças Armadas.

Uma comissão composta por membros de sete ministérios do governo federal se reuniu para discutir um pedido de acesso à documentação feito pela Folha de S.Paulo.

Negado o pedido, foi reafirmado que o sigilo sobre a decisão de não punir Pazuello será mantido pelos próximos 99 anos.

A argumentação apresentada foi de que a divulgação do documento representaria risco aos princípios da hierarquia e da disciplina do Exército.

A argumentação apresentada por Pazuello e Bolsonaro, na época do julgamento, foi de que o ato não tinha característica político-partidária.

Pazuello passeou de moto e subiu no trio-elétrico com Bolsonaro, onde fez discurso defendendo o governo.

Relacionadas:

https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/bolsonaro-e-pazuello-zombam-do-exercito-com-argumento-que-comicio-no-rio-nao-foi-politico/
https://https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Batmovel-1.jpg.com.br/comando-do-exercito-decide-nao-punir-pazuello-por-participar-em-ato-politico-de-bolsonaro/

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *