
Homenagem conduzida pelo vereador Eliseu Gabriel contou com a participação de grandes nomes da cobertura esportiva como Milton Neves, Mauro Betting e Regiani Ritter, além do gigante Osmar Santos
Na última sexta-feira (23), o Vereador professor Eliseu Gabriel (PSB) promoveu uma sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Paulo em homenagem ao jornalista esportivo. O evento contou com personalidades, como o tetracampeão com a seleção brasileira Zetti, o apresentador Milton Neves, o radialista Osmar Santos, a radialista e primeira mulher a cobrir uma copa do mundo Regiani Ritter, a jornalista e apresentadora Michelle Giannella, o jornalista e comentarista Mauro Beting e o apresentador Alessandro Jodar.
O jornalista Milton Neves falou sobre a sua motivação para ser um jornalista esportivo e homenageou o locutor Fiori Gigliotti, um dos maiores radialistas esportivos da história.
“Quando eu era pequeno em Muzambinho (MG), já dizia Fiori Gigliotti no rádio, com um rádio que eu não tinha, que ia na casa de amigos, tinha o cantinho da saudade, ele realizou uma crônica importante para mim e Osmar Santos potencializou para mim. Foi com essa motivação que eu coloquei na cabeça que queria trabalhar com a crônica esportiva em São Paulo. Gigliotti foi a minha maior motivação, uma das figuras mais bondosas do microfone e locução do país”, disse Milton Neves.
Mauro Beting fez um discurso emocionado e falou sobre a sua paixão pelo rádio. “Eu devo a minha existência e minha profissão ao rádio e foi durante uma transmissão, em que eu li a crônica que tinha escrito ao jornal Lance, que eu dei a notícia que meu pai, Joelmir Beting, tinha falecido” falou emocionado. “Estou aqui hoje por conta de Milton Neves, de Osmar Santos, pelo rádio, o rádio por mais que qualquer outro meio de comunicação, ele escuta”, afirmou.

A jornalista Regiani Ritter defendeu o jornalismo esportivo em sua fala. “O jornalismo esportivo mais do que nunca sempre passou ou atravessou maus momentos, mas sempre superamos e resolvemos com muito trabalho, podem lutar contra, bater de frente, mas nunca acabarão com o jornalismo esportivo”, disse.
O vereador Eliseu Gabriel realizou seu discurso homenageando o jornalismo esportivo, falando da importância em sua vida e na formação da sociedade. “O jornalismo e cronismo esportivo sempre causa muita emoção, sempre emociona com a informação, com as notícias, que humaniza. Essa humanidade contamina as pessoas, sempre fui contaminado com o cronismo esportivo. Quando eu era criança, lembro da rádio, lembro da copa e de me emocionar. O jornalista esportivo, o cronista esportivo fala com a gente, fala com nossa alma, com a nossa humanidade, é isso que forma o caráter, que se constrói o humano, que constrói as relações afetivas. Eu sou corintiano e tenho esperanças, é fundamental o jornalismo esportivo”, afirmou Eliseu Gabriel.
Por fim, o vereador realizou a entrega de homenagens aos jornalistas na sessão solene. Diversos jornalistas de veículos de mídias da rádio ou da TV que cobrem o esporte foram homenageados.
TIAGO CÉSAR
Veja a sessão e a premiação na íntegra: