A ministra indiana das Relações Exteriores, Sushma Swaraj, afirmou na segunda-feira (28) que a Índia só aceitará sanções da ONU, mantendo suas relações comerciais com o Irã e ignorando as sanções de Trump.
“Acreditamos nas sanções da ONU, mas não nas sanções unilaterais de um país”, afirmou a ministra pouco antes de um encontro com seu homólogo iraniano, Mohamad Javad Zarif, na cidade indiana de Nova Délhi. “A Índia manterá suas trocas comerciais com Irã apesar das ameaças representadas pelas sanções americanas”, disse Swaraj durante uma entrevista coletiva, completando que a política externa da Índia não será pautada “pela pressão de outros países”.
O Irã é um dos principais fornecedores de petróleo para a Índia, ao passo que as trocas comerciais entre ambos os países alcançaram um total de US$ 12,9 bilhões entre os anos de 2016-2017.
Em nota oficial, o governo indiano disse que durante o encontro, Swaraj também foi “informada” por Zarif “sobre o andamento das negociações” em prol da preservação do acordo “junto às demais partes envolvidas no Plano de Ação Integral Conjunta”, nome oficial do Acordo Nuclerar com o Irã.
Durante as sanções anteriores impostas pelos EUA, a Índia ignorou tais medidas unilaterais e manteve a normalidade do comércio com o Irã, embora suas importações de petróleo tenham diminuído pelo sufocamento dos financiamentos e maior dificuldade de cobertura de seguro para os navios-tanque.