Neste sábado (14), a deputada Jandira Feghali (PCdoB) denunciou um ato de violência política contra Inácio Carvalho, secretário nacional adjunto do PCdoB, em Sobral, no interior do Ceará.
Inácio foi covardemente agredido ao defender o ex-prefeito Veveu Arruda (PT) do ataque de oposicionistas. O ex-prefeito de Sobral também sofreu agressão, quando participava de ato de campanha da esposa, a ex-governadora e candidata a prefeita da cidade, Izolda Cela (PSB).
“Violência política é intolerável! Nosso camarada Inácio Carvalho foi covardemente agredido hoje em Sobral, no Ceará, ao defender o ex-prefeito Veveu Arruda do ataque de nazistas. Veveu acompanhava um ato de campanha de Izolda Cela, ex-secretária Executiva do Ministério da Educação e candidata à prefeitura de Sobral, quando foi jogado ao chão. Ao defender o ex-prefeito Inácio, que também seguia o ato, sofreu pancadas nas costas, na cabeça e um corte no supercílio. Uma selvageria inadmissível. A violência é a essência da antipolítica. Um dos agressores já foi detido. Que todos acertem as contas logo com a Justiça. Solidariedade e pronta recuperação ao bravo Inácio Carvalho”, denunciou Jandira.
O episódio aconteceu no Centro de Sobral e foi registrado em vídeos. Nas imagens, é possível ver quando homens agridem o ex-prefeito, um deles chega a dar uma rasteira em Veveu e o derruba no chão.
Ao defender o ex-prefeito, Inácio, que também seguia o ato, sofreu pancadas nas costas, na cabeça e um corte no supercílio. “Uma selvageria inadmissível. A violência é a essência da antipolítica”, disse Jandira em sua denúncia.
“Eu tive uma rasteira e machucou a minha coluna, mas, mais do que machucar a coluna minha, é a coluna da democracia, do direito das pessoas de se expressar livremente. É estranho que isso esteja acontecendo na campanha eleitoral aqui, de Sobral”, disse Veveu, após o episódio, em entrevista ao site Sobral Online.
Nas imagens, ainda é possível ver momentos em que um pedaço de madeira chega a ser utilizado para agredir um dos envolvidos e também outra circunstância em que um homem aparece com ferimentos na cabeça.
Militantes relataram que fogos de artifício foram lançados em direção aos participantes do evento, ferindo uma mulher que estava no local.
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que “investiga uma denúncia de crime de violência política, registrada na manhã deste sábado (14), na cidade de Sobral”. O caso está a cargo da Delegacia Regional de Sobral, onde foi registrado Boletim de Ocorrência (BO).