
E 46% são contra qualquer proposta de anistia
A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada nesta terça-feira (23), mostra que 72% dos brasileiros são contra a PEC da Blindagem, ou da bandidagem, que trava investigações e prisões em flagrante de parlamentares corruptos e outros crimes, enquanto só 22% são a favor.
A rejeição à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é majoritária entre as pessoas que se autodeclaram de esquerda (93%), centro (81%) e direita (51%).
No domingo (21), milhares tomaram as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Belém e diversas outras cidades do Brasil para protestar contra a PEC que foi aprovada na Câmara dos Deputados.
A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe mostra a avaliação dos brasileiros sobre a PEC:
Contra: 72%;
A favor: 22%;
Não sabe: 6%
Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, a rejeição à PEC chega a 52%, frente a 38% que são favoráveis e 10% que não responderam.
Já no caso dos eleitores de Lula, a rejeição atinge 87%, com 11% a favor e 3% que não sabem.
O levantamento também perguntou aos brasileiros sobre uma possível anistia. 46% são contra qualquer proposta de anistia, ao passo que 28% são a favor de anistia geral (que inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro) e 18% são favoráveis a uma anistia parcial, que atinja os condenados que estavam no ataque de 8 de janeiro, com redução de pena.